quinta, 28 de março de 2024
22/10/2010 | 00:00

Asilo Dom Bosco recebe visita de crianças de obra social salesiana

Itajaí –No dia 15 de junho, Itajaí completou 150 anos de emancipação político administrativa. Em 17 de março, o Asilo Dom Bosco concluiu 74 anos de existência. Criado com o intuito de abrigar crianças, jovens e idosos desamparados, a história da instituição filantrópica é legado vivo do povo Itajaiense.

Para conhecer com maior foco, o trabalho da casa que, desde 1971, dedica-se integralmente ao bem estar da melhor idade no município, cerca de 40 educandos do Grupo de Dança do Parque Dom Bosco visitaram os internos.

À porta do asilo, os alunos de 11 à 14 anos da casa salesiana se deparam com um grupo de voluntárias, que previamente instruíram os recém chegados como proceder no local. Nilda Brito, professora aposentada, explica sem mistérios a situação. “Eles também foram criancinhas como vocês são hoje. E feliz deles que tem essa casa maravilhosa que os acolhe”, afirma.

A visita inicia e vários olhares procuram descobrir o que há em cada cabeça, cada sentimento. O primeiro impacto parece intimidar os pequenos. Justamente o grupo de dança, tão ativo no manuseio do corpo, se vê estupefato, inerte à ação do tempo.

De repente, os sorrisos, que pareciam nublados, são vistos por todos os lugares. Crianças e idosos como iguais repartem lanches, trocam histórias e, em pouco tempo, já se percebem afeitos um ao outro.

Sabrina dos Santos, de 13 anos, exprime sinceramente seu olhar sobre o encontro. “Eu to achando muito interessante, porque eu nunca tinha vindo aqui. Eu não sabia como era”, declara.

Várias histórias pessoais exalam no recinto. Como um clique certeiro, NeydeCherigatti Spyker, que assegura ter sete anos de idade completos, relata sua vida no Rio de Janeiro que, como fotógrafa, registrava sua história. “Aqui era mar, mas agora virou gente”, explica a senhora quando mostra uma de suas fotografias.

Hoje, atendendo cerca de 80 idosos com idade média de 86 anos, o Asilo Dom Bosco conta com uma equipe de 52 colaboradores que desenvolvem um trabalho biomédico, social. Entretanto, há muito trabalho a ser feito. Quer participar? Confira mais informações e saiba como ser um voluntário no site www.asilodombosco.com.br.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS