sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/10/2010 | 00:00

Amanhã é dia de odontomóvel na Escola Isolada Gabriel Dallago em Itajaí

 

 

O odontomóvel estará na localidade da Baía, durante a manhã desta quarta-feira (19), onde poderão ser atendidos alunos e demais membros da comunidade. Trata-se de um veículo adaptado e transformado em consultório de odontologia para levar atendimento em saúde bucal às comunidades mais distantes que, na maioria das vezes, não possuem unidade de saúde próxima.

 

Trabalham no odontomóvel uma dentista e uma técnica em saúde bucal (TSB), que realizam exames clínicos (avaliações); profilaxias; dentisteria (restaurações) e exodontias (extrações dentárias, quando necessário). Além destes procedimentos clínicos, a TSB, promove palestras educativas com o objetivo de esclarecer os alunos e professores, visando a prevenção das doenças bucais.

 

O odontomóvel percorre a zona rural da cidade três vezes por semana: segunda-feira na Escola Básica Martinho Gervásio - Brilhante, quarta na Escola Isolada Gabriel Dallago, localidade da Baía e sexta-feira na Escola Isolada Clarindo Sebastião Cunha – Espinheirinho. Todas as crianças e adolescentes de 1ª à 8ª séries recebem atendimento.

 

“Quando um adulto nos procura nestas localidades também atendemos e cuidamos da sua saúde bucal dele, pois é dever da saúde pública primar pela qualidade de vida das pessoas. Trabalhamos não só com o tratamento, mas com prevenção e esta é a melhor formar de garantirmos esta qualidade”, afirma a responsável pelas Ações Odontológicas no município Ana Paula Pacheco.

 

Nas palestras são utilizados recursos educativos como vídeos, macromodelos de acrílico que retratam dentes e gengivas saudáveis e doentes e macroescova dental. Também são realizados atividades de escovação dental supervisionada, revelação de placa bacteriana (para evidenciar os locais da boca que precisam ser melhor higienizados) e aplicação de flúor. Em média, são atendidas de dez crianças por período.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS