terça, 16 de abril de 2024
Geral
Divulgação
15/10/2010 | 00:00

Mais de 120 animais já foram castrados desde junho, em Itajai

 

A medida visa conter a crescente problemática de animais abandonados no município

 

O alto índice de mordeduras em algumas regiões de Itajaí fizeram com que a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses, em parceria com a Associação Itajaiense de Proteção aos Animais (Aipra),tomasse medidas para evitar possíveis transtornos. Depois do Bairro Jardim Esperança, é a vez dos moradores do Loteamento Rio Bonito, localizado no bairro São Vicente, em Itajai, que tem a oportunidade de castrar seus animais de estimação (cães e gatos) gratuitamente. O serviço é oferecido às famílias de baixa renda, sem condições financeiras para custear o procedimento.

 

Segundo a Enfermeira Ieda Passos, coordenadora do Núcleo de Controle de Zoonoses, desde junho, são 40 castrações mensais realizadas (uma média de duas a três por dia), totalizando 120 até agora. “Como temos convênio com apenas uma clínica, nos limitamos a um número mensal”, explica Ieda.

 

Ainda há resistência

 

A resistência ainda ocorre porque muitos têm o mito que o animal mudará de comportamento. “Principalmente quando se tratam dos machos, ainda há quem ainda pense que eles ficarão feminilizados e no entanto, isso não é verdade”, ressalta.

 

Todos os animais abandonados seguem para o Canil Municipal, onde ficam em fase de observação. Segundo a responsável Paula Averedo de Oliveira, todos os animais que passam pelo canil são liberados apenas depois de castrados. Quanto a aceitação desse processo, Paula sempre enfatiza para aqueles que desejam adotar o cão que a posse tem que ser responsável. “A castração é um dos quesitos que enfatizamos muito. Com o animal esterilizado, não há crias indesejadas, ou fugas por causa do cio”, explica.

 

Conscientização lenta

 

Conscientizar desta importância é um trabalho é um trabalho lento e gradativo. “Abordamos várias camadas da sociedade na área preventiva, aonde os agentes de endemia vão até o bairro realizar educação continuada nas escolas. Explicamos para as crianças sobre a posse responsável, pois são elas as principais intermediárias entre o animal e a família”, comenta.

 

O impacto neste trabalho também não é visto de imediato. “Poderemos ver o impacto desta iniciativa no mínimo daqui a meio ano. Se tivéssemos mais veterinários ou clínicas conveniadas, que pudessem contemplar com este trabalho, o resultado seria observado mais rapidamente”.

 

Para ter direito à castração gratuita, o morador deverá apresentar, no ato da inscrição, o documento de identidade, comprovante de residência e comprovante de renda. Nesta etapa, apenas serão contemplados os moradores com renda de até dois salários mínimos (atualmente, R$ 1.020,00).

 

 

Os interessados em castrar seus animais de estimação, poderão se cadastrar Unidade de Saúde Bernardino Miguel Peirão, situada na Rua Nilson Edson dos Santos, s/n – no Loteamento Rio Bonito. O horário de atendimento é das 9h às 11h30min.



Fonte: Reda??o

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS