quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/10/2010 | 00:00

Vigilância Sanitária de Itajaí lança cartilha sobre pescados no Dia Mundial da Alimentação

 

O próximo sábado, dia 16 de outubro, é o Dia Mundial da Alimentação e Nutrição e a Vigilância Sanitária Municipal aproveitará a data para focar os trabalhos na área de educação sanitária e nutricional. É com este objetivo que será lançada, durante a 24 Marejada, a Cartilha Educativa: Pescados: Segurança Alimentar e Nutricional – Dicas para o consumidor.

 

O material, idealizado pela nutricionista Elinia da Silva Mateus e pela médica veterinária Chrystiane Mª Palhares Miranda, possui 12 páginas e aborda temas como a importância do consumo de pescados e os cuidados na aquisição, armazenamento e manipulação.

 

Segundo a nutricionista, “o intuito é incentivar o consumo de pescados e orientar os consumidores em relação aos cuidados que devem ser tomados na aquisição destes gêneros alimentícios, a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional”.

 

A cartilha será distribuída durante a 24ª Marejada e também na Aquapesca Brasil – Feira Internacional da Pesca e Aquicultura, programada para mês de novembro em Itajaí. Posteriormente, o livreto estará disponível para a população no Mercado de Peixe (Centro de Abastecimento).

 

Fiscalização

 

Há oito meses, a Vigilância Sanitária é presença constante no Mercado de Peixe. “Todos os boxes sofreram reformas para adequar-se à legislação sanitária vigente e as melhorias são visíveis”, afirma a nutricionista. Em junho deste ano foi realizada a Capacitação Manipulação Segura de Pescados, para 200 manipuladores de pescados do município. Todas estas atividades contribuem para o incentivo do consumo de pescados e também para a melhoria da qualidade higiênico-sanitária deste importante produto da região.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS