sexta, 19 de abril de 2024
Cultura
06/10/2010 | 00:00

Noite cultural na Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú

 

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) promove mais uma noite especial nesta sexta-feira, 8, com a abertura de exposição do artista plástico Marcelo Urizar, lançamento de livro do escritor Charles Alexandre Souza Armada, tudo isso com a interferência musical da cantora Susi Brito, interpretando canções que marcaram a carreira de Elis Regina. A programação começa às 20h30 na Rua 2412, nº 111, Centro de Balneário Camboriú (mapa anexo). "Convidamos a comunidade a participar de mais este evento da FCBC, que promete grandes momentos culturais neste início do feriadão de 12 de outubro", pontua o presidente da Fundação Cultural, Eduardo Meneghelli Júnior.


Nesta individual, Marcelo Urizar apresenta 12 obras criadas com a técnica do desenho, que usa a textura com acrílico sobre tela para dar vida a uma viagem de sonho entre Kamakura e Quioto, na qual é praxe que dure 12 dias e em cada dia aconteça uma atividade/missão diferente. Os budistas acreditam que esta viagem promova a transformação cármica. Urizar toma emprestado o velho ditado que acompanha o Caminho de Kamakura para dar nome à sua exposição: "A viagem de Kamakura a Quioto leva 12 dias". No percurso, o traço único do artista cria formas e põe cor na paisagem que se descortina em cada tela, pausadamente, para que a viagem dure o tempo certo e não se perca a oportunidade de admirar a beleza da lua que, segundo a crença, só aparece no céu no 12º dia. Para o artista, não devemos desistir dos objetivos que traçamos para a nossa vida, muito menos no meio do caminho, "pois dessa forma, em certo sentido, estaríamos negando todos os nossos esforços anteriores", pondera.


Literatura


Charles Armada apresenta em 'Contos de Encantos' histórias de paixões, do cotidiano surpreendente que encanta a vida. O livro, editado há dois meses pela Nova Letra, foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, e tem o patrocínio da APM Terminals (ex-Teconvi). Em 120 páginas, o autor brinda os leitores com 15 contos escritos nos últimos 10 anos. Charles descobriu a veia literária durante uma viagem ao litoral paulista nos anos 90, quando a chuva o levou a escrever uma história de ficção científica para entreter a família. "Eu escrevia de manhã e lia à noite para o pessoal, virou quase uma novela e os capítulos já eram esperados", conta o autor. Este conto, 'O Portal', faz parte de Contos de Encantos que estará à venda neste dia 8, excepcionalmente, por R$ 20,00.



SAIBA MAIS
Marcelo Urizar, 46 anos, é argentino da província de Entre Rios. Estudou arquitetura na Universidade de Buenos Aires, mas também estendeu seus estudos ao desenho, à pintura a óleo, ao teatro, à música (flauta transversa), à publicidade e à psicologia. Conquistou prêmios com a sua arte na Espanha (1988), em Buenos Aires (1996) e no Brasil (2005). Entre 1999 e 2009, inscreveu suas obras em 19 bienais, salões de arte e encontros no Brasil e no exterior, além das exposições individuais e coletivas. Há mais de uma década, Urizar mora em Balneário Camboriú.

Charles Alexandre Souza Armada, 48 anos, é formado em Administração de Empresas pela PUC de São Paulo, em Direito pela Univali de Itajaí e pós-graduado em Direito Público pela FURB, de Blumenau. Possui diversos artigos jurídicos publicados em revistas especializadas e em anais de congressos, tendo apresentado trabalhos em seminários e congressos nacionais e internacionais. Seus contos já participaram de concursos literários em Blumenau, Rio de Janeiro, Bragança Paulista (SP), São Paulo e Porto Seguro (BA) e muitos já fazem parte de antologias e coletâneas.



AGENDA
8 de outubro, sexta-feira, 20h30
Galeria Municipal de Arte
Rua 2412, nº 111, esquina com a Rua 2450 - Centro
Abertura da exposição individual de Marcelo Urizar "A viagem da Kamakura a Quioto leva 12 dias"
Lançamento e noite de autógrafos do livro 'Contos de Encantos', de Charles Alexandre Souza Armada
Interferência musical da cantora Susi Brito, interpretando clássicos da carreira de Elis Regina


Fonte: Prefeitura de Balne?rio Cambori?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS