sexta, 29 de março de 2024
Geral
Divulgação
06/10/2010 | 00:00

Profissionais da Saúde recebem capacitação em Libras em Itajaí

 

 

Inicia nesta quarta-feira (06), às 14h, a capacitação em Libras direcionada aos profissionais que atuam no Serviço de Atenção Básica à Saúde. O curso será promovido por meio de parceria entre Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude através do Programa POMT, Feapi - Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí e Secretaria Municipal de Saúde. As aulas serão ministradas na Feapi.

 

A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida nacionalmente como Língua oficial da comunidade surda, pela lei 10.436/ 2002. É fundamental que ao procurarem o serviço de saúde do município, as pessoas surdas possam ser acolhidas e atendidas na sua própria língua, o que além de ser uma questão legal é também uma questão de cidadania.

 

Os sinais aprendidos proporcionarão aos alunos estabelecer uma comunicação básica com surdos usuários da libras. Os participantes serão incentivados a estudar os sinais aprendidos, em casa, através de atividades extra-classe, com objetivo de auxiliar na memorização do vocabulário. A cada encontro será disponibilizado material impresso, que ao final do curso formará uma apostila.

 

O Programa POMT é fruto da parceria entre a Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e da FEAPI, é uma iniciativa da Diretoria da Juventude e tem por objetivo acolher e orientar os jovens que estão em busca de uma colocação no Mercado de Trabalho, em especial do 1º emprego.

 

O que é Libras

 

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

 

Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.

 

O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

 

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua. Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS