sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/10/2010 | 00:00

A Casa está Aberta

Em toda Santa Catarina, as 303 unidades do SENAI abrem as portas para mostrar toda a infraestrutura no evento Casa Aberta, de 05 a 07 de outubro. Em Itajaí, a expectativa é receber cerca de 3 mil pessoas.

 

Conhecer tudo sobre a educação profissional, para poder escolher o melhor caminho a seguir. Esta é a proposta do evento SENAI Casa Aberta, que ocorrerá de 05 a 07 de outubro, nas 303 unidades em todo Estado. Nas visitas guiadas pelas instalações das escolas, a comunidade poderá conhecer os laboratórios e um pouco da rotina de diversas profissões. Além disso, vão poder entender a forma como o SENAI, alia teoria à prática.

 

A Unidade de Itajaí, que também possui extensão em Balneário Camboriú, está preparando uma série de atividades para que a população dos dois municípios possam conhecer o que a instituição tem a oferecer. O diretor Marcos Hollerweger destaca que ao longo do ano foi desenvolvida a preparação dos alunos, para que no evento, eles pudessem apresentar seus talentos. “O SENAI tem procurado desenvolver dentro da sua metodologia de ensino a educação por competência, onde não queremos aplicar apenas a teoria, mas também a prática. Os projetos apresentados são integradores e servem para contextualizar o que foi ensinado em sala de aula”, comenta.

 

A aceitação por parte dos alunos refletiu no número de projetos apresentados. Se ano passado, o evento contou com apenas três apresentações, este ano já somam 15. Motivos não faltam para este aumento. Um deles, afirma o diretor,  são as premiações. Os melhores projetos terão descontos na mensalidade para todos os integrantes da equipe.

 

A visibilidade também é um fator de peso. “O aluno que cursa Técnico em Construção Naval, por exemplo, convidará um superior da sua área para avaliar o projeto. São pessoas gabaritadas do mercado que observam o potencial de cada aluno e quem sabe, isso pode levar a conquista posteriormente de uma vaga no mercado de trabalho”, comenta.

 

 

Ano passado, aproximadamente mil pessoas circularam no evento. Neste ano expectativa é chegar a 3 mil pessoas. “Estamos colocando transporte à disposição de escolas especializadas em ensino do trabalho para que possam estar contemplando os trabalhos”, ressalta.

 

Hollerweger diz que embora haja uma unidade de extensão em Balneário Camboriú, o evento será realizado apenas em Itajai. “Esta é uma maneira de concentrar a visita de todos os alunos, comunidade e também de exposição de projetos em um só local”, explica.

 

Mais do que atingir a comunidade externa, o SENAI pretende alcançar a todos os públicos que estão envolvidos com os alunos. “O nosso grande intuito é apresentar para pais, família e empresas, todo o trabalho do SENAI e o que os alunos desenvolvem”, comenta.

 

O SENAI começou suas atividades em Itajaí em 1976, como Agência de Treinamento. Um ano após foi inaugurada uma sede própria na condição de Centro de Educação Profissional. Hoje é uma das referências em cursos na área de tecnologia, transporte e aprendizagem industrial como um todo.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Itajai- 05/10

19h30- Abertura para Visitação

21h30- Encerramento das visitas ao evento no dia

Itajaí- 06/10

08h-17h- Visitação

19h- 21h30- Visitação

Itajai- 07/10

08h-17h-Visitação

 

*Mostra de Projetos: com exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do SENAI, com premiação para 1º, 2º, 3º lugar

* Atrações Culturais: Mostra de Talentos

 

Lista de Projetos de Itajai e Balneário Camboriú

Energia Eólica (Ensino Médio)

Garra Hidráulica (Ensino Médio)

Energia Alternativa (Ensino Médio)

Case Modding (Ensino Médio)

Aero-SENAI (Ensino Médio)

Literatura e Espanhol (Ensino Médio)

Leitura e Poesia (Ensino Médio)

Jogos de História e e Maquetes de Biologia (Ensino Médio)

Máquina de tratamento  térmico por indução (Técnico em Eletromecânica)

RFID- (Técnico Logística)

Carga PEM –Pulso Ele


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS