quinta, 28 de março de 2024
Geral
Divulgação
29/09/2010 | 00:00

Seminário sobre metodologia e tecnologia do Censo 2010 reúne representantes de 20 países

 

O IBGE realiza nesta semana o “Censo Demográfico 2010: Avaliação do Trabalho de Campo e Seminário Internacional sobre Novas Tecnologias nos Censos de População”. O evento tem como objetivo avaliar a tecnologia utilizada na coleta de dados do Censo 2010 e trocar experiências metodológicas nos próximos dois dias. Participam representantes de institutos nacionais de estatística e organismos internacionais de 20 países. A abertura do seminário contará com a presença do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e acontece nesta quarta-feira (29/09), às 9h, no Leme Othon Palace Hotel (Avenida Atlântica, 656 – Leme – Rio de Janeiro).

 

O seminário conta com representantes de Angola, Argentina, Austrália, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Haiti, Jamaica, Marrocos, México, Moçambique, Paraguai, Peru, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Nesta terça-feira (28/09), eles realizaram trabalho de campo visitando postos de coleta no Rio de Janeiro. Ao longo do planejamento do Censo 2010, o IBGE contou com a participação de representantes de institutos de estatística de vários países e organismos internacionais, que acompanharam diversas fases do trabalho e realizaram observações para o desenvolvimento das tarefas.

 

Tecnologia utilizada pelo Censo agiliza processamento dos dados

 

O Censo 2010 é o décimo segundo realizado no Brasil e o primeiro totalmente informatizado. Para colher informações, o IBGE utiliza 220 mil aparelhos PDA (Personal Digital Assistant). Trata-se de um coletor eletrônico de dados que substitui os questionários de papel, permitindo maior agilidade no processamento das informações. Os dados são criptografados para garantir a segurança e confidencialidade dos dados. Periodicamente, cada recenseador leva seu PDA até um dos 7 mil postos de coleta para transmitir os dados. Ele conecta seu aparelho em um notebook instalado no local, por meio de um cabo USB, e transmite as informações. O responsável pelo posto de coleta reúne os dados e os transmite ao Sistema Central de Processamento do IBGE. A transmissão é criptografada e realizada pela internet, utilizando conexão de banda larga, modems 2G/3G ou até mesmo satélites, por meio de antenas fixas ou móveis. Os moradores também têm a opção de prestar as informações através da Internet. Para isso, eles primeiramente recebem a visita de um recenseador, que fornece um envelope lacrado com os códigos para acessar o questionário do Censo no portal. A sociedade pode acompanhar a população e os domicílios recenseados em cada um dos 5.565 municípios do país pelo link www.censo2010.ibge.gov.br/resultados.php, que é atualizado diariamente. O primeiro resultado definitivo do total da população recenseada será conhecido em 27 de novembro.

 

Quase metade da população mundial é recenseada em 2010

 

Entre 2006 e 2014, a quase totalidade (93%) dos 236 países mencionados pela ONU em seu site (http://unstats.un.org/unsd/demographic/sources/census/censusdates.htm) fará seus Censos Demográficos. Em 137 deles, onde vivem cerca de 80% da população mundial, o Censo ocorre em 2010 ou 2011. Além do Brasil, outros 67 países realizam o Censo em 2010. Entre eles estão alguns vizinhos das Américas, como Estados Unidos, México, República Dominicana, Costa Rica, Panamá, Argentina, Venezuela e Bolívia; países da Ásia, como China, Indonésia, Paquistão, Japão, Filipinas, Tailândia e Coréia do Sul; além da Rússia, Suíça, Finlândia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Zâmbia e Papua / Nova Guiné, entre outros. Considerando-se as informações populacionais da ONU a respeito desses 68 países, quase a metade (46,8%) da população mundial deve ser recenseada em 2010. Em 2011, quando o Censo ocorrerá em outros 69 países, entre eles quase todos os da Europa, será recenseado mais um terço (32,9%) da população mundial.



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS