quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/09/2010 | 00:00

Alunos do EJA têm aulas sobre patrimônio histórico e “Pão por Deus” em Itajaí

 

 

Alunos da Educação de Jovens e Adultos recebem hoje (22) a última aula sobre preservação do patrimônio cultural e o acervo e funcionamento do Centro de Documentação e Memória Histórica (CDMH), da Fundação Genésio Miranda Lins. As aulas fazem parte do projeto “Compartilhando a História” e incluem o estudo da tradição açoriana do “Pão por Deus”.

 

As aulas acontecem desde segunda-feira (20), no período da noite, para os estudantes do EJA da Escola Marechal Olímpio Falconieri da Cunha. Os estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer o patrimônio itajaiense e saber, em detalhes, como é, como funciona e o que tem disponível para pesquisa no acervo do CDMH. Já sobre a tradição “Pão por Deus”, os alunos participarão de oficina onde eles mesmos farão os corações de papel e escreverão quadras e quintilhas para seus colegas de turma e entregarão como gesto de amizade.

 

O que é - O Pão por Deus é uma herança cultural açoriana e se manifesta na confecção artesanal de papel recortado à tesoura com que se fazem os “corações” e o repentismo poético das quadras e quintilhas. Constitui-se basicamente do pedido de uma dádiva que alguém faz a outra pessoa de sua amizade ou conhecimento ou, ainda, entre namorados. É no mês de setembro, na entrada da primavera, que acontece a troca de “corações” do Pão por Deus, quando então transborda o lirismo romântico de tantos corações apaixonados ou se manifestam amizades cultivadas com carinho.

 

Escolas interessadas no projeto “Compartilhando a História” podem agendar aulas e oficinas através do telefone (47) 3348-1886 ou ainda pelo e-mail cdmh@itajai.sc.gov.br. O endereço do CDMH é Rua Lauro Müller, 335, no Centro de Itajaí.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS