quinta, 28 de março de 2024
Divulgação
15/09/2010 | 00:00

Devoradores de livros e Crimes Delicados são as atrações de hoje no 4º Itajaí em Cartaz

 

Hoje, o Grupo Porto Cênico apresenta a peça Devoradores de livros, em sua própria sede, no bairro São João, a partir das 10h, na 4ª edição do Itajaí em Cartaz, maior mostra de teatro da Rede Itajaiense.

 

A peça é o resultado do trabalho do Grupo Porto Cênico, que por meio da literatura construiu uma dramaturgia voltada para o público infanto/juvenil. Por considerar a literatura uma fonte de conhecimento, saberes e cultura que traz consideráveis benefícios para a educação da criança, o espetáculo propõe uma reflexão acerca dos hábitos de leitura e sua importância para o encontro de poesia na vida cotidiana. A encenação é conduzida por duas traças comedoras de papel, metáfora ideal para abordar o assunto, já que elas se alimentam dos livros abandonados, esquecidos nas prateleiras. A traça Bete já devorou muitos livros e a traça Abgail está começando a mudar sua rotina, e assim, ambas ingressam num universo de brincadeira, fantasia e gostosuras.

 

A dramaturgia é permeada por duas histórias da literatura infantil: "O Pequeno Fantasma", de Pedro Bandeira, e "O Pote Vazio", de Demi, escolhidas por abordarem termas pertinentes ao universo da criança: os medos, a solidariedade, honestidade e auto-estima da criança frente as suas limitações.

 

Já à noite, às 19:30, no hall de entrada do Teatro Municipal de Itajaí, o mesmo grupo apresenta a performance Tarefas e logo após, às 20h, entra em cena o grupo Acontecendo Por aí apresentando a peça Crimes Delicados , uma peça de humor negro para adultos.

 

Escrita pelo autor mineiro José Antônio de Souza, a peça conta a história de um casal de classe média-alta, que influenciado pelas tendências da moda e das notícias que surgem nas páginas policiais dos jornais todos os dias, planejam “eliminar” os próprios pais. Para chegar ao crime maior, eles precisam de muito treino. É aí que entram os animais de criação e os empregados da casa. O autor explicita a crítica social e, apesar de ter escrito o texto no final da década de noventa, traz um tema bastante atual devido as recentes notícias sobre os crimes acontecidos no Brasil.  O Texto de frases enxutas e incisivas explora com sutileza as situações cômicas protagonizadas pelos personagens. Hugo, Dalila e Efigênia são interpretados pelos atores Luciano Estevão, Melize Zanoni e Lenita Novaes.

 

Lembrando que a programação está disponível na Fundação Cultural de Itajaí, Livraria Casa Aberta, SESC, Diarinho, Centro de Economia Solidária e Espaço do Grupo Porto Cênico. Os ingressos estão à venda nos locais das apresentações e custam R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia)



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS