sexta, 29 de março de 2024
Cultura
Fotos: Priscila Demarchi e Glaucia Maindra
10/09/2010 | 00:00

Vamos ao teatro?

 

Na sua IV edição, o Itajaí em Cartaz reunirá 11 grupos de teatro do município que darão um show a parte de cultura, criatividade e irreverência

 

Do dia 11 ao dia 19 de setembro, o município de Itajaí vai respirar e prestigiar a cultura teatral local. O IV Itajaí em Cartaz, promovido pela Rede Itajaiense de Teatro, reunirá 11 grupos de teatro, que mostrarão toda a irreverência dos artistas locais.

 

A abertura ocorrerá no dia 11, a partir das 09h30, onde todos os artistas saem pelo calçadão da Hercílio Luz, no chamado “Arrastão da Rede” e seguem até o Museu Histórico de Itajaí, divulgando a Mostra. “Muitas pessoas ainda não sabem da existência da Rede Itajaiense de Teatro. Queremos enquanto associação se fazer presente e fazer com que as pessoas nos conheçam”, diz um dos coordenadores da mostra Charles Augusto.

 

Novidades para 2010

 

A edição desse ano contará com algumas novidades, entre elas a descentralização dos espaços de apresentação. Bairros como São João e Imaruí serão contemplados além das praças públicas espalhadas pela cidade.

 

 

Para Charles, desde o principio o grande objetivo do evento é democratizar o teatro, o que fez com que a organização pensasse em atingir comunidades mais distantes. “A descentralização já ocorre o ano inteiro, pois diversos grupos realizam trabalho com as escolas e também viajam pelo interior do estado. Mas como observamos que temos um público cativo de teatro, durante a mostra decidimos intensificar essa descentralização além da escola, atingindo a comunidade”, comenta.

 

A integração com grupos de outros municípios também fará parte. Charles comenta que a partir da segunda mostra já contou com a participação de grupos de outros municípios, como Rio do Sul, Criciúma e Joinville. Este ano, a abertura contará com a apresentação da CIA dos Palhaços, de Curitiba, do Grupo Povo da Rua, de Porto Alegre, que abrirá o evento no Calçadão da Hercílio Luz. “Desde a terceira mostra, partiu-se do princípio que a abertura do evento teria que ser com teatro de rua. Este é um tipo de intervenção que chama a atenção das pessoas que transitam no local, mas não necessariamente comparecem aos espetáculos. Vimos que esta é uma das linguagens mais democráticas do teatro”, explica um dos atores do Grupo Porto Cênico, Osmar Domingos de Oliveira Neto.

 

Mais do que descentralizar, abrir espaço para outras culturas, além da mostra também fará parte da programação. Conservatório de Música Popular de Itajaí, Academia de Dança Milenium e Grupo de Percussão Jaé, e performances poéticas darão um show à parte.

 

A dificuldade de um artista

 

A Rede Itajaiense de Teatro conta com a participação de aproximadamente 70 artistas. Mais do que isso, o movimento teatral de Itajaí é tido como um dos mais importantes de Santa Catarina. Porém, propagar o teatro requer não só uma dose de amor, mas também de paciência.

 

 

Caroline Carvalho, tem 27 anos e entrou para o teatro aos 12. Formada em Artes Cênicas pela FURB e integrante do grupo Porto Cênico acredita que conseguir o respeito ainda é uma grande dificuldade. “Muitos não encaram o trabalho de ator como profissão, mas como uma brincadeira. Como em outras áreas também temos uma necessidade financeira e muitos ainda acham caro pagar um determinado valor para assistir uma peça. Não sabem que por trás de toda aquela apresentação, envolveu produção, pesquisa, empenho por parte dos artistas e o custo para formação”, comenta Caroline que ainda ressalta: “precisamos de mais políticas públicas culturais que abracem a causa teatral.”

 

Osmar, também integrante do Grupo Porto Cênico, trabalha com teatro desde 16 anos. Hoje aos 20 anos, comenta que a partir do momento que as pessoas não entendem o teatro como profissão, não há possibilidade de desenvolvimento. “Não temos apenas o trabalho criativo de ir apenas realizar o ensaio. Temos que fazer todo trabalho burocrático, de divulgação, e para isso, precisamos vender nosso trabalho, como faz qualquer profissional”, explica.

 

Charles explica que o município tem uma particularidade que é a força dos teatros de grupo, onde cada um deles traz uma linha de pesquisa de anos. Trazer grandes eventos para o município, como o Festival Brasileiro de Teatro possibilitaria aos artistas um intercâmbio intenso com artistas de renome nacional e ao município um destaque na produção teatral. “Essa é uma maneira de interagir com diversas linhas de pesquisas, que possibilitam aperfeiçoamento de cada grupo e artista”, afirma.

 

Conheça um pouco da Trejetória da Mostra:

 

  • A primeira edição do Itajaí em Cartaz teve início em maio de 2007 e mostrou um panorama da produção teatral da cidade. Durante uma semana de programação, foram apresentados espetáculos de todos os grupos da Câmara Setorial de Teatro.

 

  • Em 2008, também no mês de maio, o 2º Itajaí em Cartaz trouxe, além das companhias locais, os grupos convidados: Trip Teatro de Bonecos (Rio do Sul) com o espetáculo "O Íncrível Ladrão de Calcinhas" e o Pé de Vento Teatro (Florianópolis) com o espetáculo “De Malas Prontas”.

 

  • Já em 2009, o 3º Itajaí em Cartaz aconteceu em outubro que, além de reunir as produções dos grupos locais, ampliou o intercâmbio, com grupos convidados na abertura e também no encerramento.

 

Confira os grupos que farão parte do IV Itajai em Cartaz:

 

A.E.CA (Alunos em Exercício Cênica Anchieta)

 

Cálice Expressão de Arte Cia. De Teatro

 

Cia Andante

 

Cia Experimentus Teatrais

 

Cia Mútua

 

Grupo Acontecendo Por Aí

 

Grupo Bagagem Cênica

 

Grupo Experimental de Montagens Artísticas

 

Grupo Porto Cênico

 

L.E.G.U.M.E Palhaços

 

Sua Cia de Teatro

 

Grupos convidados

 

Grupo Povo da Rua-Teatro de Grupo – Porto Alegre (RS)

 

Coletivo Terceira Imagem

 

Cia dos Palhaços-Curitiba (PR)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS