quinta, 28 de março de 2024
Economia
Karoline Gonçalves
08/09/2010 | 00:00

Abrem amanhã inscrições para curso de Libras na Feapi em Itajaí

 

 

A Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi) abre nesta quinta-feira (09), as inscrições para o curso gratuito da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Desenvolvido em parceria com a Secretaria da Criança, Adolescente e Juventude (Secaj), a capacitação está disponível à participação de toda a comunidade, desde que respeitado o pré-requisito de idade mínima igual ou superior a 16 anos (nascidos até 31 de agosto de 1994), até que se atinja o número de 30 vagas ofertadas.

 

Com um total de 40 horas/aula, o curso básico de Libras tem início previsto para 16 de setembro e término programado para 04 de novembro. As aulas vão ocorrer sempre às quintas-feiras, das 19 às 22 horas, na sala 02 da Feapi. Para que a inscrição seja validada, é necessária a apresentação de uma cópia do RG do candidato.

 

Na grade curricular do curso, constam os seguintes conteúdos: noções básicas da gramática da Libras; boas maneiras; pronomes pessoais, possessivos e interrogativos; verbos; calendário; antônimos; lugares; alimentos, bebidas, frutas; profissões; animais e meios de transporte.

 

O que é Libras

 

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

 

Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.

 

O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

 

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

 

Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos.
Fonte: www.libras.org.br



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS