quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/08/2010 | 00:00

Projeto Encontro Marcado valoriza escritores catarinenses em Balneário Camboriú

 

 

O dia primeiro de setembro promete ser de muita leitura em Balneário Camboriú. Isto porque os alunos do ensino médio da Escola Estadual Francisca Alves Gavaerd irão participar do Encontro Marcado, projeto da professora Msc. Lia Fausta Bonilla Colomé que é realizado em mais de 20 escolas catarinenses.

 

O Encontro Marcado é um dos mais respeitados projetos de incentivo à leitura em Santa Catarina. Iniciado em Videira, no ano de 2004, trata-se de uma ação didático-pedagógica. Seus objetivos são estimular a produção de leitura reflexiva e intensificar a formação de leitores críticos, bem como massificar a atividade da leitura no ambiente escolar através da aproximação dos autores com os alunos de Ensino Fundamental e Médio.

 

Neste ano os alunos de Balneário Camboriú vão receber a visita do autor Flávio José Cardoso. Na ocasião, autor, professores e alunos da Escola Estadual Francisca Alves Gavaerd  discutirão a importância da leitura no processo educativo da atualidade. A iniciativa da professora Lia, como é conhecida, conta com a participação, comprometimento e empenho de vários outros profissionais da educação, além da parceria da Unimed, consolidando-se como um trabalho pedagógico de grande dimensão e ação coletiva para o estado de Santa Catarina.

 

O autor:

 

Nascido em Lauro Muller, Flávio José Cardoso é um dos mais ilustres escritores de Santa Catarina. Membro da Academia Catarinense de Letras, assinou durante oito anos a coluna de crônicas do jornal Diário Catarinense. Na década de 1960 venceu concursos nacionais e universitários de contos. Durante muito tempo foi diretor da Imprensa Oficial de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura. Entre suas publicações estão Singradura (1970), Zélica e Outros (1978), Uns Papéis que Voam (2003) e Guatá (2005). Nos últimos anos tem se dedicado à crônica e à literatura infantil.

 

 

Conquistas do Projeto

 

  • Recebeu convite para cadastrar-se no Plano de Ação do Plano Nacional de Livro e Leitura;
  • A Escola de Educação Básica Professora Adelina Régis ganhou em 2007 o Prêmio Elpídio Barbosa, concedido pelo Conselho Estadual de Educação, pela realização do Projeto na escola;

 

  • Em 2007 o projeto recebeu convite para ser apresentado no 1º Congresso Estadual de Academias de Letras. Após o evento, o projeto foi publicado na Revista da Academia;

 

  • Em 2008 os idealizadores do projeto foram homenageados pela Academia Catarinense de Letras como Promotores da Literatura Catarinense pelo estado;

 

  • Mobilização local e estadual em torno da literatura e autores catarinenses.

 

O que? Projeto Encontro Marcado

Quando? Amanhã (primeiro de setembro de 2010) das 08 às 16 horas.

Onde? Escola Estadual Francisca Alves Gevaerd - Avenida Hermógenes de Assis Feijó, 55 - Bairro da Barra – Balneário Camboriú.



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS