quinta, 18 de abril de 2024
Geral
20/08/2010 | 00:00

Escolas comemoram aniversário de Navegantes com desfile municipal

 

 

Acontece no próximo domingo, 22, a partir das 13h30min, o tradicional Desfile com a participação de todas as unidades escolares da rede municipal de ensino. As escolas estaduais Professora Júlia Miranda de Souza, Adelaide Konder, Paulina Gaya e São José, e as particulares Sinergia Sistema de Ensino, Confepi e Santo Anjo também levarão seus alunos para a avenida, em comemoração aos 48 anos de emancipação de Navegantes.

 

Além das unidades de ensino, o desfile vai contar também com a participação de Fanfarras, Banda Municipal, Grupos de idosos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Navegantes (APAE), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES), Escola de Marcenaria, Grupo de Percussão, Coral Municipal, Corpo de Bombeiros, Jeep Clube, Fundação Cultural, Fundação de Esportes, Secretaria de Saúde entre outros.

 

De acordo com a Secretária de Educação, Professora Nerozilda Pinheiro Ferreira, este ano, as escolas ficaram livres quanto à escolha do tema. Ela explica que as brincadeiras folclóricas, fábulas, história do município, Monteiro Lobato, combate às drogas, reciclagem, arte circense e aquecimento global, serão alguns dos assuntos que as unidades escolares estarão trazendo para a avenida. “Acredito que este ano o desfile vai superar as expectativas, pois as escolas estão se organizando para realizarem belas apresentações, sendo que algumas delas levarão até carros alegóricos de acordo com o tema escolhido”, enfatiza a Secretária, que aproveita a oportunidade para convidar toda a comunidade a prestigiar o evento, lembrando que após o desfile, haverá apresentações dos alunos no palco em frente ao Ginásio de esportes, com a participação especial do Grupo de Dança do Caic de Itajaí.

 

A história

 

Idealizado no ano de 1993 pela Professora Elsir Bernadete Gaya Müller, Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e primeira dama do município daquele ano, o Desfile Municipal de Navegantes chega este ano de 2010 na 17ª edição. Na sua criação, o evento não era um desfile, e sim um festival folclórico com a participação de algumas escolas. O objetivo principal era inclusão dos alunos da Apae durante as apresentações, que aconteciam no Ginásio de Esportes, no final do mês de agosto, ocasião em que se comemora a semana do excepcional, semana do folclore e aniversário do município.

 

O festival aconteceu desta forma apenas mais um ano, e na sua 3ª edição, devido ao grande número de escolas que optaram em participar, o evento se transformou em desfile municipal, e a cada ano, as unidades escolares surpreendem pela beleza e criatividade que trazem para a avenida.



Fonte: Prefeitura de Navegantes

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS