quinta, 28 de março de 2024
Geral
Divulgação
20/08/2010 | 00:00

Chega ao fim a greve dos pescadores de Itajaí

 

 

Com o encerramento efetivo da greve dos pescadores de sardinha, na última quarta-feira (18), já foram capturados 2 mil toneladas do pescado. Segundo o Secretário da Pesca e Aquicultura, Agnaldo Hilton dos Santos, com a paralisação da pesca o setor sofreu um prejuízo em torno de 8 mil reais, “deixaram de ser vendidas cerca de 8 mil toneladas do pescado”. A safra da sardinha iniciou no dia 1º de agosto e segue até o dia 1º de novembro. Mas os pescadores foram para o mar, só na quarta, por estarem em greve.

 

A reivindicação do setor pesqueiro consiste em um aumento no valor do pescado para R$1,50, mas não obtiveram resultados positivos e a comercialização continua a R$1. “Trabalhar do jeito que está não dá, nossos gastos são altos com a manutenção das embarcações, funcionários, abastecimento. Acredito que daqui a uns 30 dias aconteça outra manifestação maior ainda”, afirma Manoel Xavier, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca).

 

Para o Secretário da Pesca, diariamente são trazidas para a terra cerca de 600 toneladas do pescado para serem comercializadas. “É muito peixe para pouca demanda, o que acaba desvalorizando o pescado, sem falar da logística de armazenamento, manipulação e comercialização”. Além da grande quantidade capturada os valores não podem ser altos para a importação. “Em outros países, a mão-de-obra é mais barata, por exemplo, o que diminui o valor do peixe. Infelizmente não tem como aumentar o nosso valor, a concorrência seria desleal”, explica Agnaldo. Para Manoel, faltam iniciativas públicas e privadas para implantação de locais para armazenamento do pescado. “Não temos como deixar de pescar, controlar a nossa pesca, uma das opções seria armazenar o peixe, senão temos que vender por qualquer preço para não estragar”, finaliza Manoel.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS