sexta, 29 de março de 2024
Geral
Divulgação
11/08/2010 | 00:00

Casa da Cultura de Itajaí começará a receber restauros na semana que vem

 

 

 

A Construtora e Incorporadora Desterro, de Florianópolis, deverá iniciar as obras de restauro da Casa da Cultura Dide Brandão na próxima segunda-feira, dia 16 de agosto. O diretor da empresa, Genésio Silveira de Souza, esteve hoje no prédio avaliando o cronograma das obras e, nesta semana, fará a instalação oficial da empresa em Itajaí.

 

Segundo Genésio, a construtora só iniciará os trabalhos na próxima semana por falta de mão de obra. “Este é um problema que enfrentamos em qualquer cidade do Estado, mas temos certeza de que a empresa conseguirá fazer todas as contratações aqui em Itajaí até o final desta semana”, explica.

 

Enquanto as obras físicas não iniciam, a construtora já providencia sua instalação oficial em Itajaí e dará encaminhamento aos procedimentos necessários para o restauro, como a análise dos cronogramas e colocação das placas de identificação. “Queremos dar início as obras o mais rapidamente possível porque nosso objetivo é entregar a obra muito antes do prazo previsto”, comenta Genésio, explicando que o contrato licitatório da obra determina que o restauro seja feito em 12 meses.

 

A Construtora e Incorporadora Desterro venceu no dia 14 de julho o processo licitatório para recuperação, restauro e conservação da Casa da Cultura Dide Brandão. A empresa funciona desde 1990 e tem tradição neste tipo de intervenção, sendo a responsável por obras de recuperação do Museu Nacional do Mar (São Francisco do Sul), Fundação Cultural do Badesc (Florianópolis), Fortaleza de São José da Ponta Grossa (Florianópolis) e Casarão Born (Biguaçu).

 

O prédio da Casa da Cultura Dide Brandão é tombado pelo patrimônio histórico do Município e do Estado e está fechado desde abril de 2008 por falta de condições físicas e estruturais de uso. O atraso no processo de recuperação e restauro se deu em função do projeto elaborado em 2008 estar incompleto e de a primeira tomada de preços não apresentar empresas interessadas.

 

De acordo com o Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Age Pinheiro, com a restauração, serão criados novos espaços, como um Café, com extensão no pátio para mesas e palco para apresentações. O prédio deverá, ainda, abrigar o Conservatório Itajaiense de Dança e retomar a tão freqüentada Sala de Leitura, Galerias de Exposições, Salas para oficinas, e demais espaços já existentes.

 

Enquanto as obras de restauração não estão concluídas, a Casa da Cultura Dide Brandão funciona provisoriamente na Rua Tubarão, 305 – esquina com a Avenida Abraão João Francisco (Contorno Sul). O telefone da instituição é (47) 3349-1665 e 3249-0774.



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS