quinta, 28 de março de 2024
06/08/2010 | 00:00

Fala Guri recebe jovens para Prestação de Serviço Comunitário (PSC)

 

 

O Instituto Fala Guri é uma organização de Itajaí fundada e gerenciada por jovens, desde 2001. Atualmente é a única instituição que aplica a medida sócio-educativa aos jovens infratores que cometem algum delito leve, que varia desde responder ao professor a traficar drogas, sendo direcionados, pelo pode judiciário, à Prestação de Serviço Comunitário (PSC). Além desta importante atividade, a instituição também promove outros projetos arrojados em prol da criança e do adolescente.

 

Tudo começou quando dois jovens resolveram valorizar mais os adolescentes, dando voz à eles com o intuito de provocar o protagonismo juventil. Durante estes nove anos de existência a organização já promoveu diversos eventos e melhorias para jovens da comunidade até se tornar um dos Institutos mais comprometidos e participativos, que realiza transformações sociais sustentáveis na sociedade.

 

 

Antes, os jovens que recebiam a medida sócio-educativa (PSC), eram direcionados às varias organizações que realizavam trabalhos educativos em prol dos jovens do município. O Fala Guri era uma das instituições que recebia estes jovens infratores. “Geralmente as medidas eram relacionadas a trabalhos braçais, como pintar parede de escola ou varrer estabelecimentos. Esta medida nos provocava inquietação, porque os jovens passavam por situações vexatórias e punitivas, quando a medida deve ser protetiva”, explica a Coordenadora do instituto, Luana Tonial.

 

 

Os membros do instituto sabiam que se os adolescentes apenas recebessem as medidas, que eram punitivas, sem refletir no que os levou chegar até ali, as reincidências iriam ocorrer. “O instituto elaborou uma metodologia diferenciada, que consiste na reflexão do ato, na produção de materiais educativos relacionados à reflexão e na intervenção com a comunidade”, conta Luana.

 

A nova medida que estava sendo aplicada, mostrou resultados positivos causando satisfação aos membros do instituto e ao poder judiciário, tanto que desde 2006, apenas o Instituto Fala Guri atende os adolescentes autores de ato infracional, que estão cumprindo a PSC. “Atualmente atendemos 50 adolescentes, geralmente eles ficam com a gente por três meses, no mínimo, já que se trata de um atendimento processual”, conta Luana. Neste período, os participantes realizam a reflexão sobre algum tema, produzem materiais educativos e vão até as escolas, creches e ruas para entregar estes materiais, realizando uma interferência na sociedade. “Estas ações nos possibilita mudar a visão que etemos em relação a estes adolescentes, que eram vistos como autores de ato infracional, passando a serem percebidos também como agentes transformadores da realidade, o que gera a valorização dos mesmos e o resgate da auto-estima em muitos casos perdida”, salienta Luana.

 

 

Durante o processo da RPI, a assistente social visita a casa dos adolescentes, para saber qual a realidade de cada um, procura compreende-los conhecendo seus familiares e sua rotina. A psicóloga estabelece uma relação mais próxima com os jovens, procura saber mais da sua vida, dos seus pensamentos e da sua história. Quando chega a hora de ir embora, o jovem que realizou a PSC, recebe um Plano Individual de Atendimento (PIA), elaborado pelos educadores que conviveram com estes jovens durante alguns meses. “No PIA contém um plano de vida de cada participante, para quando o jovem sair daqui, ter este documento como referência. Nele contém seus sonhos, objetivos, atitudes a serem tomadas a curto e a longo prazo”, conclui.

 

 

As ações e projetos do Fala Guri são financiados pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), com uma parcela de empresas privadas que realizam contribuições mensais e anuais com recursos, bens e serviços, sem contar com os eventos e promoções organizadas, que nem sempre visam a captação de recursos, mas principalmente a integração e a relação entre o público presente, normalmente familiares de beneficiados e os jovens que compõem a política de atendimento.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS