sexta, 29 de março de 2024
Economia
06/08/2010 | 00:00

Programa POMT realiza orientação para o 1º emprego

 

 

Conseguir o primeiro emprego é o desejo de muitos jovens. Por diversos motivos, a maioria deles gostaria de entrar no mercado de trabalho o quanto antes, mas a tarefa de encontrar o primeiro emprego é associada à uma missão desesperadora, já que o mercado está cada vez mais competitivo e as empresas mais exigentes. Os jovens que nunca tiveram contato com o meio profissional são tomados por uma insegurança, dúvida e a incerteza de qual o melhor caminho devem seguir para vencer o desafio. Por onde começar?

 

 

Os jovens itajaienses têm a oportunidade de amenizar esta tarefa tão complicada e desejada, por meio do Programa de Orientação para o Mercado de Trabalho, POMT, que presta atendimento aos jovens de 14 a 24 anos de idade que estão interessados em obter orientações para serem inseridos no mercado de trabalho com maior facilidade e segurança. O programa oferece instruções para a elaboração de currículo, orientação do uso adequado da roupa e acessórios, postura, simulação de entrevistas, workshops e até encaminhamento dos jovens para empregadores. A sigla do programa é sugestiva. “É realmente realizada uma ponte entre nós e a empresa”, observa a Educadora do programa Liana Martins.

 

 

Jovens que já tiveram a oportunidade de trabalhar e deficientes físicos, auditivos e visuais também são atendidos, mas o foco dos atendimentos é para adolescentes que desejam conquistar o tão esperado primeiro emprego. “Muitas vezes as pessoas que vem nos procurar não sabem nem elaborar um currículo. Damos todas as instruções para o interessado aprender a realizar um e também os instruímos sobre o que falar com o ‘futuro’ chefe, simulando uma entrevista”, acrescenta a educadora Liana.

 

 

Os workshops são realizados semestralmente, com dois temas distintos. Um deles tem o objetivo de prestar uma orientação profissional. “Neste workshop os assuntos discutidos são em relação ao mercado de trabalho, área de atuação, vantagens e desvantagens de cada profissão e testes vocacionais, para o jovem conhecer mais para poder decidir qual carreira seguir”, explica Liana. Alguns profissionais da área também são chamados para relatar a realidade do mercado e esclarecer algumas dúvidas dos jovens.

 

 

As habilidades pessoais dos participantes são desenvolvidas no outro workshop oferecido pelo POMT. “Procuramos informar, que independente da profissão, algumas habilidades como ser organizado, criativo, ter ousadia e raciocínio rápido, são fundamentais para o profissional de qualquer área”, conlui.

 

O POMT está localizado na Rua Tijucas, na Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A localização é estratégica, já que na Secretaria funciona o Balcão de Empregos, onde são oferecidas vagas dos mais variados setores de diversas empresas do município. Atualmente há 120 vagas disponíveis. “Para uma empresa se registrar na secretaria e disponibilizar as vagas para os interessados não tem custo algum. O serviço é totalmente gratuito”, afirma Célia Regina da Costa, Atendente do Balcão de Empregos.

 

Os adolescentes com idade de 16 anos são os que encontram mais dificuldades para encontrar emprego, porque geralmente não têm experiência na área. “Muitas vagas tem como requisito ser maior de idade, quando as contratações de adolescentes com 16 e 17 anos são legalizadas. Os empresários não têm este conhecimento”, observa Célia.

 

O POMT é uma parceria entre a Secretaria da Criança e do Adolescente e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que disponibilizou a estrutura próximo ao Balcão. Para se candidatar a alguma vaga do Balcão de Empregos ou receber orientações para o mercado de trabalho é só entrar em contato com o POMT na FEAPI, Rua Tijucas, no Centro de Itajaí.

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS