quinta, 28 de março de 2024
Economia
06/08/2010 | 00:00

Maior construtor de iates do mundo lança pólo náutico

 

Na manhã da terça-feira (3) autoridades, imprensa e empresários catarinenses se reuniram no Centro de Eventos do Recanto das Águas Resort e Spa (Balneário Camboriú) para participarem de coletiva de lançamento da fábrica no Brasil do grupo italiano Azimut-Benetti, o maior construtor de megaiates de luxo do mundo. 

Na ocasião, o CEO da Azimut no Brasil Luca Morando apresentou um panorama geral do grupo que lidera o ranking mundial na produção de megaiates há 12 anos.

“A Azimut tem feito em média de 6 a 8 novos modelos de luxo por ano, lançando as tendências mundiais com constantes inovações e diferenciais”, disse Morando.  “A empresa italiana enxerga oportunidades de crescimento constantemente por isso que mesmo em época de crise surpreende com faturamento anual em R$ 1,8 bilhões”, completou.

 

 

O projeto Azimut Brasil

No Brasil, Itajaí foi a escolhida para a implantação da estrutura do pólo náutico de 200.000 m² que terá as suas instalações concluídas ao longo de 2011. Luca Morando citou os requisitos: rede de fornecedores, logística, segurança e capacidade na formação da força de trabalho como os principais itens para a escolha da cidade catarinense.

 

 

O CEO da Azimut destacou ainda que a implantação da fábrica em Santa Catarina foi viabilizada graças ao fundamental apoio do Governo do Estado e da Prefeitura em transformar em pouco mais de três meses um protocolo de intenções, em uma realidade operacional. Luca Morando agradeceu a parceria com a empresa Teporti – Terminal Portuário de Itajaí, através da família D´Avilla, que não mediram esforços para essa operação.

Também participaram da coletiva a vice-prefeita de Itajaí, Dalva Maria Rhenius, o presidente da câmara de vereadores Luiz Carlos Pisseti e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Clayton Batschauer, que se mostraram entusiasmados com o novo projeto para o desenvolvimento econômico da cidade e do estado como um todo. O secretário Clayton Batschauer destacou o potencial de Itajaí como importante pólo portuário e econômico do país e disse que o município está aberto para novos investimentos. “Soube da intenção do grupo Azimut-Benetti em instalar uma marina no Brasil e será um grande privilégio caso esse projeto venha a ser viabilizado em nossa região”, destacou.

 

A fabricação dos iates atualmente acontece em um galpão provisório de 10.000 m² para a produção dos dois primeiros modelos no Brasil: o Azimut 43 e o Azimut 58, que serão lançados no primeiro semestre do próximo ano.  Com a construção do pólo náutico, a produção estimada em Itajaí será de 100 iates por ano. O total do investimento das operações em terras brasileiras está estimado em R$ 200 milhões.

 

Na fase inicial, a Azimut Brasil está gerando 50 empregos diretos que chegarão a um número estimado de 1000 vagas de trabalho com a conclusão do pólo náutico. Luca Morando explicou que toda a mão de obra de trabalho passará por constantes processos de qualificação e capacitação necessários para atenderem o alto padrão de qualidade oferecido pela companhia. Para isso, ele citou a importância do intercâmbio de informações e parcerias com as universidades de Santa Catarina.

 

Mercado náutico no Brasil

Segundo Morando, o Brasil tem vocação natural para o mercado náutico pela sua privilegiada costa e sua posição geográfica. Ele destacou ainda o fator “clima” como uma das principais vantagens no setor. “Enquanto na Europa a usabilidade dos iates é mais frequente durante 3 meses de verão, aqui no Brasil é possível desfrutar desses produtos de sonho durante o ano inteiro”, explicou.

 

Além disso, o CEO citou o excelente desempenho econômico do país que contribui para o crescimento do mercado náutico e favorece na atração de novos investimentos.

 

Apesar dos facilitadores, Luca Morando avalia que o Brasil precisa melhorar muito a sua infraestrutura. Acessos, serviços de marinas, capacitações, produtos, rede de fornecedores são algumas das carências. “O grupo Azimut-Benetti chega ao país com a convicção de poder contribuir para o desenvolvimento do setor náutico”, completa.

  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS