sábado, 20 de abril de 2024
Geral
Divulgação
02/08/2010 | 00:00

Viveiro Fazenda Nativa em Itajaí, atinge a marca de 150 mil mudas plantadas

 

 

Neste sábado (31), o Viveiro Fazenda Nativa irá plantar a muda de número 150 mil. O plantio será no próprio Viveiro localizado na Rua Osvaldo Bertemes, 144, no bairro Fazenda, a partir das 9h da manhã. A espécie escolhida é o Pau - Brasil Caesalpinia echinata espécie nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção, que deu origem ao nome de nosso país.

 

O plantio será em comemoração ao aniversário de quatro anos do Viveiro Fazenda Nativa. Também faz parte da programação a inauguração da Casa na Árvore. Construída em uma figueira, a Casa na Árvore terá 72 m² e ficará a 3,5 metros do chão. Cerca de 90% da casa foi construída com o reaproveitamento de materiais como postes de eucalipto e madeira de demolição. O local será mais um espaço destinado à realização das atividades de Orientação e Prática Ambiental-OPA. O acesso à casa será através de uma rampa para dar oportunidade aos portadores de deficiência física de participarem das ações. Além do contato direto com a árvore, o visitante poderá conhecer algumas espécies de aves que visitam o local, de animais da nossa floresta, e apreciar as orquídeas que farão parte desse espaço.


O Viveiro Fazenda Nativa



O Viveiro Fazenda Nativa foi inaugurado oficialmente em junho de 2006. Fruto de uma parceria entre Ministério Público Federal, IBAMA, FAMAI e Associação de Moradores do Bairro Fazenda. O objetivo inicial do Viveiro era a execução do Projeto de Revitalização do Ribeirão Scnheider.



O Viveiro Fazenda Nativa é o coração do Projeto Itajaí mais Verde – Plante esta Idéia onde são executadas todas as ações para atender os objetivos do projeto, desde a coleta de sementes para produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica até o mapeamento, elaboração e execução de projetos de áreas a serem recuperadas e educação ambiental. O local conta com um espaço para recepção de escolas, universidades, grupos de interesse sócio-ambiental e comunidade em geral, disponibilidade de diversos vídeos, DVD´s e livros na área ambiental. A estufa tem capacidade para produção de 50 mil mudas de árvores simultaneamente no sistema de tubetes, atualmente conta com mais de 100 espécies nativas da Mata Atlântica, algumas raras outras curiosas como por exemplo a planta carnívora, o Baobá e a Sequóia Gigante.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS