quinta, 18 de abril de 2024
Geral
Divulgação
26/07/2010 | 00:00

Receitas da Itaipava vencem o 17º Concurso de Pratos Típicos da Festa Nacional do Colono

 

 

Doce Tropical de Maracujá, na categoria “Doces”, e Torta Cremosa de Milho Verde com Frango, nos “Salgados”, ambas produzidas por representantes da comunidade rural da Itaipava, foram as receitas vencedoras do 17º Concurso de Pratos Típicos da 28ª edição da Festa Nacional do Colono.



Ao todo, disputaram o concurso 12 receitas doces e 15 salgadas. Sabor, simplicidade, decoração, criatividade no uso dos ingredientes e histórico e tradição na localidade foram os critérios analisados pela comissão julgadora, formada por cinco avaliadores em cada categoria. Nas duas modalidades, doce e salgado, o primeiro lugar recebeu um forno de micro-ondas, o segundo lugar ganhou uma batedeira e o terceiro lugar, um liquidificador.


Esta é classificação final do 17º Concurso de Pratos Típicos da Festa Nacional do Colono: Categoria Doces – 1º lugar: Doce Tropica de Maracujá, produtora: Elisângea Tramontin – Itaipava; 2º lugar: Torta de Doce de Leite com Limão, produtora: Dejair Ondina Mathias - Salseiros; 3º lugar: Espera Marido, produtora: Marisete Sabel – Volta de Cima. Categoria Salgados – 1º lugar: Torta Cremosa de Milho Verde com Frango, produtora: Isolete Aracy Dalçoquio Zermiani – Itaipava; 2º lugar: Nhoque de Aipim ao Molho de Salame Italiano, produtora: Luciana Patrícia Beutler – Paciência; 3º lugar: Empadão de Aipim, produtora: Maria do Carmo Serpa Duci – São Roque.


O Concurso de Pratos Típicos tem a finalidade de resgatar e valorizar as receitas preparadas e consumidas no meio rural itajaiense, que em muitos casos são transmitidas de geração em geração, difundindo o consumo dos alimentos produzidos dentro das propriedades rurais. É uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Epagri e Curso de Gastronomia da Univali.


E para que a população em geral tenha conhecimento das iguarias concorrentes, todos os anos é feita a publicação de um livreto com todas as receitas que disputam o evento. Este ano, como tradicionalmente ocorre, exemplares do livro foram distribuídos durante o concurso para as participantes e também para o público presente. A confecção do livro com as receitas do 17º Concurso de Pratos Típicos da Festa Nacional do Colono é viabilizada com recursos da Epagri – parceira na organização do evento – e do Projeto Micro Bacias 2.



O principal requisito para participar do Concurso de Pratos Típicos é residir na área rural de Itajaí. Já o número de inscrições de cada uma das 18 comunidades rurais é livre. No entanto, cada participante pode se envolver somente em uma categoria, doce ou salgada. A organização estabelece ainda que as receitas concorrentes devem priorizar ingredientes naturais e da região.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS