quinta, 28 de março de 2024
Divulgação
23/07/2010 | 00:00

Unami realiza ações em prol da comunidade

 

A Unami, União das Associações de Moradores de Itajaí foi criada em 5 de julho de 1997 para reunir todas as Associações de Moradores de Itajaí, ONGs da região e outras instituições e tem como objetivo fortalecer as atividades realizadas por estas entidades na comunidade. “Juntos nós conseguimos criar planos e realizá-los com mais facilidade”, afirma o Presidente da Unami, Roberto Carlos Raimundo.

 

 

Atualmente são 46 Associações de Moradores que integram a Unami, mas a intenção é que outras instituições também façam parte da União, como Igrejas e ONGs do município. Para isso, a Presidência tem muitos planos e objetivos para este ano ainda. O principal deles é um espaço físico, onde a Unami possa concentrar os serviços. “Não temos um local para fazermos as reuniões e um espaço onde os moradores possam nos procurar”, lamenta o Presidente. A princípio a ideia é que a sede da Unami seja em um imóvel locado pela Prefeitura, próximo ao centro da cidade, “acredito que até o final deste ano a gente já esteja instalado neste espaço”, e posteriormente receber uma sede própria no bairro Ressacada, próximo a Secretaria de Educação.

 

 

Sr. Roberto, morador do bairro Nossa Senhora das Graças, também exerce o cargo de Presidente da Associação de Moradores da sua comunidade e garante que para ser presidente de associação precisa de muita responsabilidade e amor ao próximo. “A responsabilidade é muito grande, muitas vezes eu não tenho dinheiro para fazer uma ligação ou como ir até algum lugar. Mas as pessoas precisam da gente não podemos deixar ninguém na mão e eu vou porque eu assumi este compromisso com o próximo”, explica Roberto.

 

 

Empresários, Secretários Municipais, Prefeito e comunidade ajudam nas ações de solidariedade realizadas pela Unami. Sr. Roberto conta com orgulho a função que exerce e afirma que cada ação de solidariedade que realiza faz uma grande diferença. “Todo ano organizamos uma festa no dia das crianças, entregamos brinquedos e fazemos cachorro quente para as crianças do bairro: uma padaria doa os pães, um mercado doa as salsichas e a festa está pronta”. Todos os trabalhos são realizados voluntariamente e os integrantes da Unami se reúnem mensalmente para discutirem as ações que devem ser executas com maior urgência em todos os setores da comunidade, saúde, educação e infra-estrutura.

 

 

Embora a Unami já tenha realizado várias ações, ainda há muito a ser feito. As comunidades cada vez mais precisam do apoio do setor público. Com o crescimento da população, a infra-estrutura de cada comunidade necessita de melhorias, senão o crescimento desordenado toma espaço fazendo com que os problemas sociais se agravem. A Unami pretende realizar projetos sociais e receber verba da Prefeitura para executá-los. “Tudo que nós fazemos prestamos contas depois, o que é uma atitude muito importante para o cargo, ser “transparente”, conclui.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS