sexta, 19 de abril de 2024
Geral
23/07/2010 | 00:00

SAMU prestou mais de mil atendimentos neste semestre em Itajaí

 

 

A maioria dos casos registrados eram problemas cardíacos, acidentes de trânsito e acidentes domésticos. Dos 1103 atendimentos neste primeiro semestre, 398 ocorreram no bairro São Vicente, 189 no São João e 166 em Cordeiros. Vale lembrar que esta é a quantidade de atendimentos da Unidade Básica do SAMU, realizada pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.  

 

Os pacientes atendidos pelas equipes são atendidos no local e, dependendo da gravidade, são transportados para o P.A do São Vicente ou pronto socorro dos Hospitais Pequeno Anjo e Marieta Konder Bornhausen.

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. 

 

O serviço em Itajaí é prestado com duas ambulâncias - uma básica, com profissionais efetivos da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelos atendimentos mais simples e uma avançada com funcionários do governo do estado que atendem, principalmente, paradas cardíacas e acidentes graves. A equipe municipal é composta por 13 pessoas, sete técnicos e seis motoristas, ambos formados em curso para socorristas.

 

Quando chamar o SAMU?

 

Emergências cardiorrespiratórias;

Acidentes com animais peçonhentos;

Em casos de intoxicação, trauma ou queimaduras graves e agudas;

Violências externas ou agressões

Trabalhos de parto eminente;

Tentativas de suicídio;

Crises hipertensivas;

Crises convulsivas;

Trauma por acidente automobilístico;

Afogamentos;

Vítima de choque elétrico

Vítima de acidente com produtos perigosos (ácidos, cáusticos, explosivos e outros);

Transferência de doentes com risco de morte de uma unidade hospitalar para outra.

 

A única maneira de chamar os serviços do SAMU é o usuário fazer a ligação gratuita para o número 192. A Central de Regulação, que se localiza em Balneário Camboriú, acionará no mesmo instante, depois de identificado a cidade e o local onde o requerente estiver, uma ambulância do SAMU que dependendo do caso, poderá ser a UTI de Suporte Avançado ou a de Suporte Básico.

 

Ao acionar, na Central de Regulação, um médico atenderá o usuário e enquanto aciona a ambulância, via telefone, ele ajuda a pessoa e ainda pega mais informações sobre o estado do paciente, assim repassando diretamente para a ambulância que está a caminho, as informações sobre a situação que a equipe verá ao chegar ao local onde está o paciente.

 

Os profissionais da UTI de Suporte Avançada, formada por médicos, enfermeiros e motoristas, é administrada pelo Estado e a de Suporte Básico, formada de motoristas e técnicos de enfermagem, é administrada pelo município.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS