quinta, 28 de março de 2024
Geral
Divulgação
20/07/2010 | 00:00

Guarda-vidas civis recebem Certificados de Honra em Navegantes

 

 

 

A pauta de votações da sexta sessão ordinária deste mês da Câmara Municipal de Navegantes foi alterada por um motivo nobre nesta segunda-feira (19). Por um momento, vereadores deixaram de lado os documentos para prestar uma homenagem a 47 guarda-vidas civis e cinco bombeiros militares, que atuaram nas praias da cidade na temporada de verão 2009 / 2010.

 

A cerimônia já estava prevista desde o último dia 08, quando a Casa aprovou por unanimidade um requerimento de autoria de Marcos Paulo da Silva (PT), que continha essa proposta. Hoje, os profissionais foram reconhecidos publicamente pelo trabalho desenvolvido na orla marítima, garantindo a segurança de turistas e moradores que estiveram no litoral na época de veraneio.

 

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Navegantes, tenente Maico Francisco de Alcântara, que coordenou e capacitou as equipes de socorro, durante esse período foram realizadas 74.415 ações de prevenção e 302 salvamentos. Além disso, o número de mortes por afogamento reduziu de dez para dois de um ano para o outro – uma queda de 80%.

 

Entre os homenageados, a maioria era homens, mas também havia quatro mulheres. Todos receberam certificados de honra das mãos dos próprios vereadores, que fizeram questão de cumprimentá-los pessoalmente pelos relevantes serviços prestados. Logo após o ato, foram retomadas as atividades do Poder Legislativo, com a aprovação de um projeto de lei e cinco indicações.  

 

 

Projeto de Lei

 

Projeto de Lei Complementar 053/2010 do Poder Executivo: autoriza a Prefeitura Municipal a firmar convênio com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Navegantes com o repasse mensal de R$ 1.700,00 para o custeio das despesas de aluguel da sede da corporação, localizada na Rua Osmar Gaya, número 553, no centro.

 

 

            Indicações

 

O presidente da Câmara utilizou suas atribuições de vereador para apresentar duas indicações à administração municipal. Em sua primeira proposição, João Batista da Silva (PSDB) sugeriu a construção de uma creche no bairro Meia Praia, especificamente no loteamento Jardim Nova Esperança, onde a demanda de crianças carentes de vagas seria enorme.

 

João do Posto também fez uma recomendação ao Departamento Municipal de Trânsito: a realização de blitz preventivas com foco principal nos caminhões de contêineres que transitam dentro do município com destino ao Porto de Navegantes. A idéia é orientar os condutores e proceder a fiscalização de documentos e equipamentos de segurança, evitando assim acidentes e transtornos, como a quebra desses veículos no centro da cidade.

 

Outras três indicações foram elaboradas por Waldecir Antonio Custódio (PSDB). Cicinho resolveu beneficiar os usuários do transporte coletivo ao cobrar e reformas e a instalação de mais pontos de ônibus em Navegantes. De acordo com o vereador, os equipamentos, quando existentes, encontram-se em péssimo estado de conservação, expondo os passageiros às ações do tempo, como a chuva.

 

Já os pescadores artesanais foram contemplados pela segunda indicação de Cicinho, que lembrou a necessidade de se construir um Mercado Público de Peixe no bairro São Pedro, onde há muitos profissionais da área. Este seria um pedido da própria categoria, que poderia vender o pescado a preço de custo, sem passar por intermediários, proporcionando renda extra para os trabalhadores e economia para o consumidor final. 

 

Por fim, Cicinho ainda representou os servidores municipais com sua terceira e última indicação. O vereador aconselhou a Prefeitura a conceder auxílio cesta básica aos funcionários públicos que recebem até dois salários mínimos. Segundo o autor da proposta, a medida poderia amenizar os problemas financeiros enfrentados por boa parte desses empregados.



Fonte: C?mara de Vereadores de Navegantes

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS