sexta, 29 de março de 2024
Geral
Jonnes David
19/07/2010 | 00:00

1º Desfile Rural da Festa Nacional do Colono realizado em Itajaí

 

 

 

Nem mesmo o mau tempo, com o frio e a chuva da manhã deste sábado (17), foram suficientes para desanimar os participantes e tirar o brilho do 1º Desfile Rural de Itajaí, que lotou a Rua Hercílio Luz, a principal via de comércio da cidade, com carroças, tobatas, charretes, tratores e demais equipamentos agrícolas dos homens do campo das 18 comunidades rurais itajaienses. Cálculos da Codetran, que utilizou 22 agentes para o controle do trânsito na região, apontam que aproximadamente três mil pessoas assistiram aos cerca de 300 figurantes do desfile ao longo de seu percurso.

 

O evento, inédito, serviu para marcar a abertura oficial da 28ª Festa Nacional do Colono, que neste ano celebra os 150 anos da agricultura em Itajaí. “Atingimos o nosso objetivo, que era o de mostrar à população da cidade a força e a grandeza da nossa zona rural. Hoje, os colonos vieram à cidade e na próxima semana eles esperam a todos para a sua festa, a Festa Nacional do Colono”, resume, satisfeito, o secretário de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Carlos Alberto Rebelo.

 

O 1º Desfile Rural de Itajaí foi organizado pela Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Rural em conjunto com as lideranças das 18 comunidades rurais itajaienses, que se mobilizaram com entusiasmo e orgulho de poder mostrar à população urbana o seu trabalho, fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. “Os agricultores são os responsáveis pelo nosso alimento de todos os dias e merecem toda a nossa consideração e respeito”, enfatiza o secretário de Agricultura.

 

Como foi

 

O 1° Desfile Rural foi aberto pela Banda Marejada e por crianças trajadas como colonos com a placa de identificação do evento, seguidos de agricultores que carregarão as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Itajaí. Logo a seguir, vieram os imigrantes, representados por crianças de escolas da zona rural da Rede Municipal de Ensino. Trajados com roupas típicas alemãs, italianas, portuguesas e japonesas, eles representaram as etnias que colonizaram o meio rural de Itajaí.

 

Na sequência, o Grupo Eduxi, também caracterizado, dramatizou a música “Obrigado ao Homem do Campo” e a partir daí, iniciou a contagem da história da agricultura de Itajaí, tendo como base a ordem cronológica. Desta forma, os primeiros passistas representaram o início da colonização, quando as atividades eram braçais, à base de pás, enxadas e carrinhos de mão. Depois começaram a vir os primeiros veículos, movidos à tração animal, como carroça, charrete, carro de mola e outros implementos agrícolas. Na linha da evolução, depois seguiram a tobata, ceifa, a batedeira de arroz e um trator antigo.

 

Após este resumo da evolução histórica da atividade agrícola, tivemos as representações das 18 comunidades rurais itajaienses, feitas por bandeiras identificadoras e pelos líderes e representantes das comunidades.

 

A partir daí, a Rua Hercílio Luz passou a ser tomada pelo grupo denominado pela organização como o de equipamentos, carros alegóricos, artistas e passistas. Nesta grande ala, entraram mais agricultores residentes nas comunidades rurais itajaienses, carroças, charretes, troller, tobatas, trator com carreta, Toyota antiga, Toyota nova, trator com carreta acoplada trazendo uma cozinha antiga, máquina de costura antiga, caminhonete com implementos antigos e caminhão com enceifadeira.

 

O Hoje

 

A oitava ala do desfile mostrou a frota rural atual do município, com um total de 24 tratores mais uma colheitadeira pertencentes a diversos produtores de todas as comunidades rurais itajaienses.

 

O 1º Desfile Rural de Itajaí foi fechado com a ala da 28ª Festa Nacional do Colono, como forma de convidar a toda a população da cidade a participar deste que é um dos maiores eventos em homenagem ao homem do campo em Santa Catarina e que ocorre na próxima semana, entre os dias 21 e 25, no Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graff.

 

Compuseram esta ala a Rainha da 28ª Festa Nacional do Colono, Juliana Pezzini, acompanhada da 1ª Princesa Greice Corrêa e da 2ª Princesa Camila Moser. Junto a elas, seguiram representantes de um grupo de dança tradicionalista, nem nome de todas as apresentações artísticas e culturais que tanto atraem a atenção do público no evento.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS