quinta, 28 de março de 2024
09/07/2010 | 00:00

Festa de São Cristóvão também comemora os 150 anos de Itajaí

 

 

Mais uma vez, a Paróquia de São Cristóvão, no Bairro de Cordeiros, está em festa, celebrando seu padroeiro e dos motoristas nestes dias 10 e 11 de julho. E neste ano, a comemoração se torna ainda mais especial, com o tema da festa, “São Cristovão Guia e Abençoa Itajaí nestes 150 Anos”, em alusão ao sesquicentenário de emancipação da cidade.

 

De acordo com informações da Paróquia, São Cristóvão é conhecido por ser padroeiro dos motoristas e viajantes. Segundo registra a sua história, foi um homem forte que ajudava as pessoas a atravessarem um rio, e certo dia, ao ajudar atravessar uma criança nos ombros, sentiu tanto peso que ao final da travessia teria dito: “Tenho as costas mais que o mundo inteiro”. Assim tornou-se religiosidade popular o Santo protetor dos motoristas e viajantes.

 

Em Itajaí há mais de 90 anos ocorre a tradicional festa e procissão de São Cristóvão. A Paróquia do Bairro de Cordeiros o festeja neste final de semana, com tradicional comemoração assim estabelecida: Sábado (10), Santa Missa com a concentração dos padroeiros das comunidades, as 18h30. Logo após, Praça de Alimentação completa, com churrasco, pinhão, quentão, cachorro quente, café com bolo e o tradicional pastel da festa e para completar, show com o Grupo Sarandeio.

 

Domingo (11), as atividades reiniciam logo às 06 horas da manhã com alvorada festiva de fogos, às 08h30 concentração e café com as autoridades e os Festeiros de 2010 e a seguir, às 09h30, Santa Missa Solene seguida da procissão motorizada levando a imagem de São Cristóvão pelas ruas de Itajaí e benção dos automóveis, caminhões e motocicletas.

 

Neste dia também vai estar à disposição dos participantes, almoço com churrasco e completa praça de alimentação. Às 14horas, inicia a tradicional ‘domingueira dançante’ com a banda Legião Gaúcha e às 18h30, Santa Missa de Ação de Graças pela Festa de 2010. A Festa de São Cristóvão vai ser finalizada com show do grupo Os Nativos, a partir das 21 horas. A atração é um presente da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural de Itajaí pelos 150 do Município a todos os motoristas e ao povo de Itajaí.

 

Toda a comunidade itajaiense é convidada a prestigiar a Festa e pedir a São Cristóvão bênçãos para seu veículo e paz para o trânsito da cidade.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS