sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/07/2010 | 00:00

Planseq Portuário de Itajaí forma oito primeiras turmas

 

 

Total de 193 alunos de oito diferentes modalidades, concluem as primeiras turmas de capacitação profissional do município formadas através do Plano Setorial de Qualificação - Planseq Portuário. A solenidade de encerramento está agendada para às 19h30 no Auditório Martin Schmeling, no Porto de Itajaí.

 

Nesta quinta-feira, se formam 20 alunos para o curso de Assistente de Comércio Exterior e Despacho Aduaneiro, 29 alunos para Assistente de Operações de Logística Retro portuária, 32 na capacitação de Rotinas Operacionais em Terminais Portuários e 20 formandos para Assistente De Comércio Exterior e Despacho Aduaneiro - Turma 2. Além destes, o curso de Assistente de Operações em Logística e Terminais Portuários forma 30 pessoas, o curso de Conferente de Cargas Gerais e Operador de Empilhadeira mais 23, Assistente em Logística de Armazenagem tem outros 15 formandos e, para fechar a contagem, a turma dois de Assistente de Logística de Armazenagem tem mais 24 formandos.

 

O Plano Setorial de Qualificação, o Planseq Portuário, do Ministério do Trabalho e Emprego é um projeto que utiliza recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e tem como objetivo proporcionar a qualificação profissional da população.

 

Em Itajaí, o Planseq Portuário teve início neste ano de 2010 e de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, tem por escopo atuar através de articulações entre os diversos atores diretamente envolvidos com a geração de novos postos de trabalho e a inserção daqueles cidadãos, que, estando em idade produtiva, estão fora do mercado de trabalho. São cursos de qualificação profissional ofertados gratuitamente à população em diversas áreas, com uma carga horária de 200 horas/aula.

 

Segundo o secretário Clayton Batschauer, o objetivo deste convênio é atender ao grande número de jovens que diariamente frequentam a Feapi e, principalmente o Balcão de Empregos, em busca de oportunidades profissionais. “Desde o início, percebemos a importância e o grande alcance de programa e a possibilidade de continuar oferecendo cursos de qualidade comprovada a custo zero, ou seja, completamente gratuito para capacitar os nossos jovens a partir dos 16 anos para o mercado de trabalho”, analisa.

 

O Coordenador do Planseq Portuário, Luiz Antônio Zancanaro, destaca que Itajaí foi contemplada diante das condições privilegiadas que oferece hoje, representando um grande centro logístico, com um grande potencial de desenvolvimento, preenchendo, deste modo, todos os pré-requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS