sexta, 29 de março de 2024
Geral
Divulgação
02/07/2010 | 00:00

Estaleiro público de Navegantes auxilia pescadores artesanais

 

Em Navegantes, os pescadores artesanais do município não estão desamparados. O estaleiro público, uma carrera localizada atrás da Secretaria de Agricultura e Apoio à Pesca Artesanal, permite que os pescadores façam os consertos necessários em suas embarcações com o mínimo de custo possível. Cerca de 400 famílias de pescadores são beneficiadas com o trabalho.

 

O diretor de pesca, José Flávio Soares, explica que a carrera tem a capacidade de atender, simultaneamente, três embarcações com até 13 metros de comprimento e capacidade de carga de 20 toneladas. Lá, os pescadores contam com o trabalho de um carpinteiro, dois ajudantes, um mecânico e um torneiro mecânico. Ele fala que o único gasto que o proprietário do barco vai ter é com a mão de obra do carpinteiro e com o material utilizado. “O pescador economiza R$ 400 mais a diária que ele pagaria em um estaleiro privado”, explicou.

 

No estaleiro público, o pescador não paga a puxada, que seria o trabalho de levar um barco até o berço de atracação, e muito menos a diária. Alguns estaleiros particulares chegam a cobrar R$ 20 por dia só para deixar o barco ancorado, e ali cada embarcação tem dez dias de carência para realizar os reparos (dependendo das condições do tempo). Para conseguir o beneficio, o pescador artesanal deve estar em dia com a Colônia de Pescadores de Navegantes e fazer o agendamento na Secretaria de Agricultura e Apoio à Pesca Artesanal.



Fonte: Prefeitura de Navegantes

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS