quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/07/2010 | 00:00

Educadores trabalham Espiritualidade Cristã Salesiana em Itajaí

 

O Encontro Regional de Educadores reuniu profissionais de Santa Catarina, do Parque Dom Bosco (PDB) de Itajaí e Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) de Joinville e do Paraná do Instituto Educacional Dom Bosco (IEDB) de Guarapuava e do Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS) e Programa Vida Melhor (Provim), ambos de Curitiba.

 

Com o objetivo de cultivar a dimensão salesiana, aprofundando aspectos do Sistema Preventivo de Dom Bosco o evento reuniu em torno de cem pessoas na capital paranaense na sede do ISAS. O encontro que ocorreu no dia 25 de junho buscou também renovar o compromisso institucional, animando os participantes a vivenciar a Espiritualidade Salesiana.

 

P. Assis Moser, de Viamão RS, fomentou a reflexão da vivência de uma postura frente aos preceitos do fundador Dom Bosco dentro de uma espiritualidade comunitária Cristã. “O sistema educativo é, sobretudo, uma espiritualidade. Nosso jeito de educar já promoveu santos juvenis e nosso lugar Salesiano de encontrar Deus é no meio dos jovens”, relata o Salesiano.

 

A educadora Pastoral do ISAS Maria Tereza Servaybricker vê na troca de experiências algo fundamental para manter as diretrizes e condutas dentro de uma vivência comprometida com o legado de Dom Bosco. “O diferencial Salesiano é o sentido de família. Encontros como esse fortalecem o carisma de toda obra através da espiritualidade e do encontro”, afirma.

 

André Luis Budenetz que leciona violão no IEDB relata que esses encontros são proveitosos. “A discussão da aplicação do amor de Deus através do Sistema Preventivo de Dom Bosco é muito importante e não só o conhecimento técnico. O principal é tornar os educandos bons cristãos e honestos cidadãos”, ressalva André.

 

A profissional Valéria da Costa Gama Bonassoli concorda com o colega e confessa que o encontro é muito gratificante. “Nestes momentos temos uma aprendizagem muito rica. Espero que possamos transmitir o amor cristão e a união através dessa experiência única para nós”, declara Valéria que leciona português e inglês no CEDB.

 

A Irmã Teodora Tanaka do Provim relata que ao final do dia as equipes se despedem em festa para darem início a mais uma semana de trabalho com os jovens. “Esta reunião das obras sociais do Paraná e Santa Catarina gera sempre uma grande expectativa de conhecer mais e de trabalhar em unidade. Com os frutos colhidos aqui, mais um capítulo na jornada rumo ao resgate dos valores familiares se fortalece, por meio dele, Dom Bosco, o sonho que deu certo”, enfatiza a Irmã.



Fonte: Assessoria de Imprensa

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS