sexta, 19 de abril de 2024
Geral
28/06/2010 | 00:00

Saúde de Itajaí alerta para cuidados com o mosquito da dengue e caramujo africano

 

 

Mesmo com a chegada do inverno e a redução das chuvas, é fundamental manter os cuidados básicos de higiene e limpeza para evitar a presença do mosquito da dengue e do caramujo africano na cidade. Apesar de comprovada a diminuição da presença do caramujo africano e do mosquito da dengue, a população precisa estar atenta.

 

Manter tonéis, barris, garrafas d’ água e latas de lixo bem fechados, além cobrir pneus velhos e remover as folhas acumuladas nas calhas são as principais recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Controle de Zoonoses, setor onde são desenvolvidos os Programas de Controle da Dengue e do Caramujo Africano.

 

“O mosquito da dengue não suporta baixas temperaturas, porém, os ovos e as larvas são resistentes e podem sobreviver, continuando com o processo de reprodução”, informa o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Pereira Vieira.

 

“A equipe está fazendo sua parte através de monitoramento nas empresas e supervisão das 540 armadilhas instaladas na cidade, mas a população é de fundamental importância para o combate à dengue, adotando as medidas simples, mas que são muito eficazes”, esclarece. Lúcio frisa ainda que a equipe de combate à dengue em Itajaí é formada por 12 profissionais, entre agentes e supervisores, e que inúmeros focos foram encontrados em pequenos recipientes jogados em quintais e, além disso, em sacolas plásticas.

 

Já o biólogo da Secretaria Municipal de Saúde, Edimar Garcia, informa que o caramujo africano adora locais úmidos e com pouca luminosidade, dando preferência a locais que possuem lixo e entulhos.  “Este ambiente acaba sendo propício, tornando-se um “ninho” aconchegante para viverem e se reproduzirem”, explica.

 

Com o nome científico Achatina fulica, o caramujo africano é bastante comum em nosso município devido à umidade que a geografia local oferece. “A proliferação no inverno diminui consideravelmente, mas ainda acontece”, afirma o biólogo. Um único caramujo põe de 88 a 321 ovos por postura, com incubação de 1 a 15 dias. 

 

Para eliminar o caramujo africano de seu quintal você deve proteger as mãos com um saco plástico ou luvas, fazer a catação manual dos caramujos e enterrá-los em uma cova com pelo menos 40 ou 50 centímetros de profundidade.  Desta forma, eles acabarão morrendo e já estarão enterrados, não causando desta forma maiores problemas a saúde ou ao meio ambiente.

 

Três recomendações são importantes quando se trata de caramujo africano:

 

Não coloque os caramujos no lixo para evitar a infestação de outros locais;

Não se esqueça: o sistema de mutirão entre vizinhos é a melhor forma de exterminar o caramujo! ! !

Mantenha sua propriedade limpa, e livre de qualquer lixo e entulho! Faça capinação periódica!



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS