sábado, 20 de abril de 2024
Geral
25/06/2010 | 00:00

Itajaí recebe um espaço para recreação e contato com a natureza

 

 

Com quase 200 mil metros quadrados de Mata Atlântica dedicada à pesquisas científicas e ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental, o Parque Natural Municipal da Atalaia será um espaço que possibilitará aos visitantes uma noção básica dos ecossistemas, por meio de palestras, vídeos, oficinas e passeios por trilhas ecológicas. O Parque está localizado na subida do morro da Atalaia, com 250 metros de altura e será inaugurado na próxima quarta-feira (30), às 10 horas. Os visitantes, além de passearem em meio a fauna e flora poderão apreciar a bela paisagem que o mirante oferece.

 

Serão 227,3 metros quadrados de área construída e que depois de inaugurado, a administração será da FAMAI, Fundação do Meio Ambiente de Itajaí. A implementação de um Parque Natural no município é um Termo de Compromisso de Compensação realizado entre a Fundação de Amparo e Tecnologia ao Meio Ambiente (Fatma), Famai, Terminal deContêineres do Vale do Itajaí (Teconvi) , Prefeitura e Superintendência do Porto de Itajaí, em dezembro de 2006, em decorrência das obras de ampliação da área portuária. “Acredito que depois que o Parque passar a funcionar, novos investidores serão procurados para mantê-lo”, explica Gabriel Guarnieri, Coordenador do meio Ambiente da Teconvi.

 

A área foi adquirida pelo Porto Municipal de Itajaí e está localizada em perímetro urbano, sofrendo ocupação desordenada e exploração indevida da Mata. Um estudo realizado na área já identificou inúmeros exemplares da fauna e flora  cada vez mais ameaçados em função do constante avanço da área urbana sobre a mata nativa. “O nosso objetivo, é que em pouco tempo até subida de carro ao parque seja proibida”, informa Francisco Carlos Nascimento, Diretor de Recursos Hídricos e Resíduos Naturais da FAMAI, “já que a intenção é a preservção total do local”, acrescenta.

 

 

O projeto de implantação do Parque Municipal da Atalaia foi desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que também participa de outros projetos do Porto de Itajaí na área ambiental. A ideia de implantar este Parque Natural, vem desde 2005. Segundo Francisco Carlos Nascimento, já foram investidos mais de 2 milhões neste período. A inauguração será aberta à comunidade, e o evento faz parte do calendário de comemorações dos 150 anos de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS