sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/06/2010 | 00:00

Delegação chinesa participa de desfile comemorativo aos 150 anos de Itajaí

 

 

Delegação com sete membros da cidade chinesa de Xinxiang chega a Itajaí nesta quarta-feira para participar do Desfile Comemorativo aos 150 anos do município. Durante sua permanência na cidade, os chineses também devem participar de uma série de atividades visando estreitar laços de amizade e avaliar a possibilidade de estabelecer relações comerciais com empresas do município.

 

A relação de Itajaí com a cidade chinesa de Xinxiang teve início em 2003 e se fortaleceu em 2008 com a assinatura de acordo de mútua cooperação nas áreas de conhecimento e desenvolvimento sócio-econômico. Um dos resultados deste acordo é o intercâmbio cultural, com a vinda de uma estudante de Xinxiang para aprender a Língua Portuguesa na Univali, enquanto a Universidade está abrindo seleção para o envio de um estudante que deve aprender o Mandarim na universidade de Henan – província chinesa onde situa-se Xinxiang.

 

Foi durante a recepção à estudante chinesa, Kang Lina, que o prefeito Jandir Bellini convidou a representação de Xinxiang para participar do desfile comemorativo aos 150 anos de Itajaí, que contará com uma ala homenageando as cidades irmãs de Sodegaura (Japão) e Xinxiang (China). O convite foi aceito, e a delegação chinesa com sete pessoas chega a Itajaí na noite desta quarta-feira (23).

 

A programação dos chineses inicia na manhã de quinta-feira. Às 10 horas, os visitantes conhecerão alguns pontos turísticos antes de serem recepcionados oficialmente no gabinete do prefeito, às 11 horas. No período da tarde, a delegação cumpre agenda organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, visando estabelecer contatos na área comercial.

 

A manhã de sexta-feira prevê agenda livre para a delegação conhecer a região. Para às 14h30 está previsto um encontro com os dirigentes da Univali com o intuito de estreitar relações com a universidade itajaiense. Às 16 horas, os chineses participam da cerimônia de inauguração do Museu Étnico-Arqueológico, na Itaipava, e às 19, eles participam do Desfile dos 150 anos. A delegação deixa Itajaí na manhã de sábado.

 

A delegação chinesa é chefiada pelo vice-prefeito de Xinxiang, Wang Zhitong, e outras autoridades municipais. Também compõem a delegação o vice-Diretor do Escritório de Transportes de Xinxiang, Cai Shenglin, e o Diretor do escritório para Assuntos Internacionais de Xinxiang, Liu Kai, além do empresário Du Xuede, gerente da Yatelan FoodStuff, empresa que produz macarrão tipo instantâneo, que tem interesse em implantar uma filial no Brasil.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS