quinta, 28 de março de 2024
Economia
Jonnes Deivid e Karoline Gonçalves
18/06/2010 | 00:00

2ª Semana do Pescador começa nesta terça-feira em Itajaí

 

A região do Vale do Itajaí corresponde por 40% da produção interna de pescado no Brasil. A cidade é considerada o maior pólo pesqueiro do país. As maiores indústrias do ramo, como a GDC, Pepsico e Neto Pescado estão instaladas na cidade, o que contribui também, para este resultado. A Semana dedicada ao pescador é uma forma de integração entre o setor pesqueiro e a comunidade. São sete dias de atrações dedicadas, principalmente aos pescadores.O evento começa nesta terça-feira dia 22 e segue até o dia 29. A abertura será no Mercado do Peixe, às 10 horas, com esclarecimentos para os pescadores sobre a manipulação do ozônio, utilizado  para melhorar o aspecto do peixe. A Lei Municipal Nº 5.149/2008 instituiu a Semana do Pescador no calendário de eventos do município, o que certifica a importância do setor pesqueiro em Itajaí.

 

Os principais eventos que integram a programação, é a tradicional Festa do Peixe (Tainha), o 3º Encontro Nacional das Federações de Pescadores e o 9º Encontro das Colônias de Pescadores do Estado de Santa Catarina. “Durante a semana, serão discutidos métodos de trabalho dos pescadores, a futura instalação do Centro Nacional de Pesquisa no Molhe da Barra, o setor da pesca no aspecto nacional e outros assuntos relacionados à pesca”, explica o secretário da Pesca e Aquicultura (Sepesca), Agnaldo Hilton dos Santos.

 

A conhecida Festa do Peixe, ou da Tainha, que já está na 6ª edição, é um dos eventos típicos da cidade que faz parte da programação da 2ª Semana do Pescador. O Ministro da Pesca e Aquicultura, AltemirGregolin prestigiará o evento mais uma vez. Nesta edição, são os pescadores artesanais e as indústrias de pescado da cidade que irão fornecer o peixe para as barracas prepararem o pescado, que é servido gratuitamente para a população. Segundo o diretor da Sepesca, Agostinho Peruzzo, no ano passado foram consumidas 8 mil toneladas de peixe por sete mil pessoas que compareceram ao evento. Nesta edição, a expectativa é que sejam consumidas 10 mil toneladas.

 

 

 

Ações preventivas à saúde do pescador e odontomóvel, torneio de pesca, atrações artísticas e missa em homenagem ao padroeiro dos pescadores, São Pedro, fazem parte da programação do evento. Neste ano ainda, acontecerá o 1º Encontro Nacional de Educação em Pesca e Aquicultura. Na primeira edição da Semana do Pescador, no ano passado, 31 barracas estiveram presentes, comandadas por secretarias e entidades municipais.

 

 

 

 

O setor pesqueiro

 

Dados do Sindipi indicam que o setor pesqueiro em Santa Catarina gera cerca de 15 mil empregos diretos e ultrapassa 50 mil empregos indiretos. Em média 250 armadores e 700 embarcações fazem parte do setor. Na região é produzido cerca de 220 mil toneladas de pescados por ano. Santa Catrina representa 80 % da produção interna de pescado congelado, além de possuir a maior frota pesqueira industrial.

 

O piso salarial do pescador industrial em Itajaí, estabelecido pelo Ministério do Trabalho são dois salários mínimos mais a insalubridade, que corresponde 20% de cada salário mínimo. Portanto, um pescador hoje, recebe R$1.122 na carteira, somando ainda com o valor das vendas dos produtos capturados por cada pescador. “Em Itajaí há três mil pescadores registrados profissionalmente”, informa  Aluísio Vieira da Silva, Presidente do Sindicatodos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca).  O cargo máximo de um pescador profissional é  Patrão de Pesca, a remuneração são três salários mínimos mais a insalubridade. Hoje, o Patrão de Pesca recebe R$1.800, mais a comercialização do pescado.

 

Dificuldades para o pescador

 

 

 

Chuva, sol, ventos fortes, tempestades, são apenas algumas adversidades climáticas que definem a rotina, a remuneração e a vida dos pescadores. “Hoje em dia há também, muita lei ambiental que acaba nos prejudicando na captura dos pescados. Tem lugares que não posso ancorar, há atrasos de licenças para a captura. Existe muita proibição, sem contar que às vezes, fico meses longe de casa e da família”, lamenta o pescador José Carlos Miranda. “Meu filho não vai se tornar um pescador, hoje esta profissão está difícil”, finaliza.

 

A remuneração do pescador depende da comercialização do pescado. A captura é definida por safras durante todo o ano. Segundo Aluísio, a safra mais esperada para os pescadores é a da tainha, que acontece durante 45 dias entre os meses de maio e junho. “Estamos em um momento atípico. A indefinição climática influencia na remuneração dos pescadores, um exemplo é a inviabilização da tainha na safra deste ano”, explica Aluísio.

 

Confira abaixo a programação da 2ª Semana do Pescador:

Dia 22: Abertura: 10 horas
Local: Mercado do Peixe - Centro.

Dias 22 a 25: Ações Preventivas a Saúde do Pescador e Odontomóvel.
Local: Empresas de pesca.

Dias 23 a 25: 1º Encontro Nacional de Educação em Pesca e Aquicultura - MEC / IFSC.
Local: Auditório do SINDIPI

Dia 25: III Encontro Nacional das Federações de Pescadores.
IX Encontro das Colônias de Pescadores do Estado de Santa Catarina.
Local: Centreventos Itajaí.

Dia 26: 6ª Festa do Peixe (Tainha).
Local: Praça Genésio Miranda Lins.

Dia 27: 6ª Torneio de Pesca de Arremesso - Clube de Pesca de Itajaí.
Local: Praia dos Amores.

Dias 28 e 29: Ações Preventivas a Saúde do Pescador e Odontomóvel.
Local: Empresas de Pesca.

Dia 29: Missa do Dia de São Pedro - Padroeiro dos Pescadores.
Local: Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.
Horário: 19h30.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS