terça, 16 de abril de 2024
Política
Créditos: Vitor Schneider
11/06/2010 | 00:00

O vereador Pissetti de Itajaí cria projeto “Fila Única”

Uma atitude óbvia para a era da globalização, mas que até então não havia sido pensada para Itajaí. Na sessão de ontem (10), o vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), teve aprovado, em segunda votação, o Projeto “Fila Única”. A medida pretende informatizar o processo de solicitação de vagas para crianças em creches do município e, consequentemente, acabar com a cansativa espera dos pais em busca de educação para seus filhos.

 

O documento elaborado por Pissetti designa a todos os órgãos públicos municipais a realização do cadastramento nos CEI’s (Centro de Educação Infantil). O sistema funciona por meio de um programa eletrônico que, pela internet, centraliza as informações coletadas de famílias que buscam o ensino público. Com isso é gerada uma “fila virtual” a partir do número de protocolo. “Imagine aquele pai e aquela mãe, que fazem uma romaria todos os anos em busca de vagas em creches, poderem desenvolver esse processo de forma tranquila, indo à Secretaria de Obras, Semasa, Porto”, explicou Pissetti.

 

A proposição ainda permite o acompanhamento da situação do cadastro via on-line. De acordo com um dos artigos do Projeto de Lei: prefeitura e Secretaria Municipal de Educação devem manter atualizada, em seus web sites, a relação de pleiteantes à vaga, o que promete trazer maior transparência e conforto aos pais necessitados. “O chamamento para o preenchimento das vagas será de acordo com a ordem de inscrição (...) qualquer cidadão vai poder acompanhar e fiscalizar o progresso”, frisou o democrata.

 

Acompanhado dos dados cadastrais do aluno, o diagnóstico do perfil sócio-econômico da família pretende auxiliar na garantia do matriculado no sistema público de ensino. Ainda na elaboração da ficha, a família tem o direito de escolher o Centro Educacional de sua preferência, de acordo com a localidade em que reside. “Com eficiência poderemos garantir a efetivação das matrículas em uma das unidades que mais atenda às necessidades da família”, disse o parlamentar.

 

Proposta agrada vereadores

 

Durante a primeira discussão e votação do anteprojeto, na terça-feira (8), alguns vereadores se mostraram entusiasmados com a ideia de Pissetti. O vereador Paulo Manoel Vicente (PDT), da bancada oposicionista, pediu a palavra e comentou: “em 12 anos nesta casa é um dos projetos mais importantes que já votei, é um presente pelos 150 anos de Itajaí”.    

 

Já o líder da oposição, vereador Níkolas Reis (PT), também se pronunciou favorável à medida. “Um projeto óbvio, mas de grande importância para nossa cidade (...) a genialidade está em perceber as coisas obvias que nos cercam”, declarou. O “Fila Única” deve chegar ao prefeito, Jandir Bellini (PP), nos próximos dias para avaliação e possível sanção. “O prefeito sabe o valor desta proposta, me alegraria muito vê-la sancionada”, finalizou Pissetti.



Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Pissetti

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS