quinta, 18 de abril de 2024
Geral
11/06/2010 | 00:00

Saúde de Itajaí alerta com cuidados para quem quiser assistir a Copa na África do Sul

 

 

Para os amantes do futebol que pretendem viajar para acompanhar os jogos da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, camiseta e bandeira brasileira não são os únicos itens obrigatórios. O Ministério da Saúde elaborou uma lista dos cuidados necessários para o brasileiro viajar sem aborrecimentos.

 

Munido dessas informações, o médico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Carlos Manuel Corrêa, orienta os itajaienses que irão viajar a estar em dia com a vacina contra sarampo, rubéola e febre amarela. Além disso, conforme a faixa etária, os calendários de vacinação também devem ser atualizados para caxumba, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite.

 

Essas vacinas são fornecidas gratuitamente pela rede municipal de saúde. Corrêa acrescenta ainda que também é importante se prevenir contra sarampo e rubéola, doenças com ocorrência de surtos na África do Sul e que são de fácil transmissão. “Todos que se deslocam ao evento devem ser vacinados com antecedência de pelo menos dez dias, pois a vacina é a forma mais fácil e eficaz de prevenir contra estas doenças, que já tiveram sua transmissâo interrompida em nosso país”, destaca.

 

O torcedor também deve ter alguns cuidados na hora de se alimentar, evitando consumir alimentos vendidos por ambulantes. Para evitar desarranjos intestinais, opte por alimentos bem cozidos e assados e evite consumir carne crua e/ou mal passada. De preferência, beba somente água mineral ou outras bebidas industrializadas sem gelo, já que não se conhece a procedência da água usada na produção do gelo.

 

Durante a viagem, evite se sentar ou deitar diretamente na grama. O uso do repelente é essencial para afastar os insetos e carrapatos, que podem transmitir doenças graves como dengue, malária, febre amarela e febre maculosa. Não esqueça também o uso do filtro solar.

 

Além disso, fique atento ao surgimento de alguns sintomas como dor no corpo, dor de cabeça e principalmente febre. Caso sinta algum desses sinais, mantenha-se hidratado e procure uma unidade de saúde imediatamente.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS