quinta, 18 de abril de 2024
Geral
28/05/2010 | 00:00

Parque Dom Bosco oferece programas de inserção social

 

 

Fundado por padres salesianos, o Parque Dom Bosco é uma instituição que atua na sociedade em prol da educação, evangelização e de um trabalho de crescimento integral dos jovens menos favorecidos, na perspectiva de uma transformação social destes e de suas famílias. Suas atividades possuem como fundamento o Sistema Preventivo, um método educacional pensado por Dom Bosco. O Sistema Preventivo é uma filosofia educacional que visa à formação integral do jovem, abrangendo suas dimensões biológicas, psicológicas, intelectuais, profissionais e espirituais. Dom Bosco trabalhava os jovens tendo como ideias essenciais a razão, o amor e a religião.

 

 

Toda essa filosofia alia-se a um trabalho prático e profissionalizante de preparar o jovem para o mercado de trabalho e para a vida. Tendo em vista que a idéia do Parque Dom Bosco possui como fundamento justamente esta filosofia educacional.

 

 

A instituição atende em torno de mil educandos que freqüentam diariamente os programas de evangelização, educação, e profissionalização, recebendo gratuitamente diversas refeições: café da manhã, almoço e lanche da tarde, tudo gratuitamente.  São servidas aproximadamente mil e seiscentas refeições diárias.

 

 

O Parque Dom Bosco, é freqüentado por crianças de 6 a 10 anos atendidas pelo Programa de Educação Complementar cujas atividades se compõem de apoio escolar, atêlier criança em movimento, dança, artesanato e musicalização. Para a faixa etária de 11 a 14 anos desenvolvem as oficinas com apoio escolar, arte em madeira, artes aplicadas, artes manuais, costura artesanal, dança, música e informática básica que integram o Programa das Oficinas Alternativas.

 

 

O Programa de Qualificação Profissional diurno oferece cursos para adolescentes entre 15 e 18 anos, com opções de auxiliar administrativo, mecânica de automóvel, eletricista residencial e industrial e informática básica. O Programa Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho diurno oferece cursos para adolescentes entre 15 e 18 anos nas áreas de manutenção de micro computadores e panificação. Estes alunos participam também das atividades de esporte e lazer e recebem formação humana e cristã.No período noturno são dois os programas oferecidos: Qualificação Profissional e Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho. Alunos com idade acima de 18 anos podem optar entre os cursos de eletricista residencial e industrial, panificação e manutenção de microcomputadores.

 

Os cursos de artes manuais e aplicadas fazem parte do Programa Geração de Renda para alunos com idade superior a 16 anos. O curso decostura industrial faz parte do Programa de Qualificação Profissional e é oferecido no período vespertino e noturno.

 

 

A instituição oferece também o Programa Jovem Aprendiz, para adolescentes e jovens com idade entre 16 e 24 anos que recebem um curso preparatório de segunda à sexta-feira no contra turno escolar com atividades de comunicação digital, legislação e trabalho e relações humanas e cidadania. Após o período de quatro meses o aprendiz é inserido no mercado de trabalho (conforme lei 10.097/2000) em empresas da região. Após engajado em uma empresa o aprendiz recebe 60% do salário mínimo e trabalha quatro horas diárias retornando a instituição uma vez por semana para dar continuidade ao treinamento proposto pelo Programa.

 

Atividades para idosos também integram o trabalho da instituição. O grupo encontra-se nas tardes de sexta-feira na obra social para confeccionar trabalhos artesanais e terem momentos de lazer e recreação, das 14 às 17 horas. Também participam de passeios, comemorações e celebrações, além de confraternizações com outros grupos, concursos e outros eventos externos. Ainda recebem orientações sobre exercícios físicos e palestras na área de saúde, o que garante melhor qualidade de vida e uma melhor vivência dentro da família e na comunidade.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS