quinta, 28 de março de 2024
Esportes
14/05/2010 | 00:00

Três mil crianças aguardam por vagas nas creches de Itajaí

Todas as creches de Itajaí estão lotadas. Na fila de espera, três mil crianças. Para amenizar este problema, a secretária de Educação do município, Maria Heidmann, afirma que dez creches estarão prontas até julho deste ano. Este número será suficiente para atingir duas mil crianças, das três mil que estão à espera.
Alessandra é uma mãe que não convive mais com o problema. Há poucos meses, conseguiu uma vaga, para a filha de dois anos, na creche. Mas, passou por maus bocados durante um ano até solucionar a dificuldade. Ela é apenas uma de muitas mães que procuram vagas nas creches municipais e recebem a mesma resposta “não há vagas”. Alessandra não quis ter o sobrenome divulgado para não se prejudicar, já que a filha está matriculada. Mesmo assim, concedeu entrevista e demonstrou a decepção pela demora na conquista de uma vaga. “Tive que tirar a minha filha de 16 anos da escola, para poder cuidar da minha outra filha pequena. Só assim, pude trabalhar nesse tempo” revela. E sem o trabalho, Alessandra e as filhas teriam passado fome.



Ela trabalha como auxiliar de limpeza, possui um salário de R$ 480 ao mês para manter a casa e as duas filhas. O marido também ajuda com as despesas, mas somente o salário dele não seria suficiente para sustentar a família. Além das dificuldades que passaram durante o tempo que a criança era cuidada pela filha adolescente, Alessandra e a família ainda tinham que conviver com o que viam nas proximidades das creches “só carrão estacionado na frente das creches, são pessoas quem têm condições de pagar por uma escolinha particular e estão tirando vagas de pessoas que precisam de verdade”.
Hoje, Alessandra não reclama mais. A filha adolescente voltou a estudar, e a de dois anos está com a vaga garantida desde o início do ano. Ela faz parte das estatísticas reveladas pela secretária Maria Heidmann.
Itajaí está acima da média se comparada a outros municípios, no quesito educação. No Brasil, a média de crianças matriculadas em escolinhas, de 0 a 3 anos, é de 17%. Em Itajaí, o número de matrículas chega a 38%, e com o número de vagas que serão abertas com as dez novas creches, as estatísticas chegarão a 50%.
Duas famílias esperam ser contempladas com as novas vagas que abrirão. Ivanilde de Oliveira, 35, é mãe de um menino de dois anos. Há mais de um ano e meio ela procura uma vaga para o Mateus em uma das creches do bairro Cordeiros, onde mora.  “Já fui em todas as creches próximas à minha casa, e sempre tenho a mesma resposta: tem que esperar porque não tem vaga” afirma.

O problema de Ivanilde é o mesmo de todas as mães que estão nesta situação, tem dias que deixam de trabalhar porque não tem com quem deixar o filho. Fato que atinge diretamente o orçamento familiar.
Há dois meses, ela procurou a Secretaria de Educação na tentativa urgente de encontrar uma solução, um local onde pudesse deixar Mateus enquanto está no trabalho. Porém, mais uma vez, ouviu a mesma resposta: faltam vagas e tem que esperar a abertura de novas creches. “A gente fica sempre na incerteza de um dia faltar coisa dentro de casa. No final das contas, quem precisa realmente, eles deixam de lado”.

O pedreiro e pai de três crianças, Amarildo Antonio de Souza, 22, se encontra em uma situação complicada. A esposa dele trabalha em um restaurante, e não pode faltar ao trabalho para cuidar dos filhos. Diante disso, ele encontrou uma única alternativa: levar os filhos com ele para a obra. Um de quatro anos e outro de dois, pois o terceiro frequenta uma escolinha.
Tanto Ivanilde quanto Amarildo vivem em condições críticas. Têm dificuldades financeiras e precisam de um local adequado, para os filhos ficarem enquanto trabalham. Ambos vão aguardar até o mês de julho, na esperança de terem os problemas solucionados com a abertura das novas creches.

 


Tem fotos de creches!!!!    

FOTO: arquivo: Ivanilde
Legenda: Ivanilde e o filho Mateus
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS