sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/05/2010 | 00:00

Contenção de cheias no Itajaí-Açu

O superintendente do Porto de Itajaí recebeu nesta quarta-feira, 12, a Comissão de Estudos Preparatórios da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency – Jica), que está desenvolvendo projeto para contenção de cheias na Bacia do Rio Itajaí-Açu. Na pauta a busca de subsídios para a elaboração dos primeiros estudos, que deverão estar concluídos até o final deste ano.

O especialista em gestão de bacia hidrográfica e chefe da equipe, Minoru Ouchi, explica que os técnicos do Jica estão visitando todos os municípios da Bacia que foram atingidos pelas enchentes de 2008. “Com base nos subsídios colhidos nestes locais, será elaborado o masterplan que vai definir as ações a serem implementadas”, informa Ouchi.

Segundo o especialista, após essa etapa serão elaborados os estudos de viabilidade técnica e econômica, com prazo de conclusão em julho de 2011. “O foco serão três projetos para Itajaí, que englobarão serviços de prevenção e contenção de enchentes a montante do Porto, de drenagem e também ações para evitar cheias no rio Itajaí-Mirim”, acrescenta.

O superintendente do Porto destaca que ações para evitar assoreamento do Complexo Portuário [que nas enchentes de 2008 teve sua profundidade reduzida de 11 metros para sete metros] e proteção da ação das fortes correntezas são fundamentais para o Porto e Município. “Precisamos evitar ou minimizar os impactos das cheias sobre o Porto de Itajaí e à atividade portuária, e também ao município de Itajaí”, diz.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS