quinta, 28 de março de 2024
Geral
12/05/2010 | 00:00

Dia da Abolição

 

13 de maio é o Dia da Abolição da Escravatura, data de relexão em todo país. Em Itajaí as Secretarias de Relações Institucionais e Temáticas e de Educação, promovem nesta quinta-feira, às 19h30 no Auditório do Porto, uma palestra com o organizador central do livro “Desigualdades Raciais, racismo e políticas públicas 120 anos após a abolição”, Mário Theodoro.

 

De acordo com a Assessora de Assuntos Temáticos e Presidente do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnicorracial, Graziela Cristina Gonçalves, durante muito tempo a interpretação histórica ou popular para este dia era motivo de festa, diferente do que se pensa hoje. “Sabe-se que o gesto da princesa aconteceu por conta de um contexto em que o modelo econômico brasileiro buscava a industrialização e, consequentemente, a formação de outro sistema de mão-de-obra. Com o seu gesto, Isabel acabou com a escravidão que durou três séculos, mas apenas de forma legal, pois nenhum tipo de amparo foi dado a quem, até então, trabalhava sem receber nada e ainda sujeito a maus tratos” explica. E são essas consequências sentidas até hoje pelos negros que o livro aborda.

 

Durante o evento, também será lançada a primeira pós-graduação da cidade na área da Diversidade Etnicorracial, promovida pela Aupex de Itajaí – Assessoria Universitária Pedagógica de Extensão. A pós será a primeira da região voltada para o estudo da influência da cultura africana na cultura brasileira e representa um avanço nas discussões sobre respeito, oportunidades e igualdade racial. A pós-graduação em Diversidade Etnicorracial tem duração de um ano e meio e a primeira turma deve iniciar as atividades em junho. Voltada para educadores e interessados no assunto, a pós é um tema transversal no currículo da formação de professores.



Fonte: Prefeitura de Itaja?

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS