quinta, 28 de março de 2024
Cultura
Foto: divulgaçao
11/05/2010 | 00:00

Tribuzana participa de documentário sobre a cultura açoriana

Cenas serão gravadas no próximo sábado, no Mercado Público de Itajaí

 

A banda itajaiense Tribuzana será umas das personagens do documentário para televisão e cinema “Homem ao Mar”, produzido pela produtora de vídeo Estação TV (SP), que busca retratar a influência dos Açores e dos açorianos no Brasil. A participação da Tribuzana será gravada no próximo sábado, dia 15 de maio, a partir das 18 horas no Mercado Público de Itajaí.

O repertório da Tribuzana é adornado de benzeduras, rezas, bruxedos, ditos populares, brincadeiras de criança, magias e ritos, além de temas de consciência ambiental. Ambos os discos da banda, "Debaixo das Saias de Catarina" (2006) e "O Balaio das Idéias" (2008)”, são marcados pela forte presença da cultura açoriana, o que chamou a atenção da produtora. “Debaixo das saias de Catarina”, por exemplo, é fruto de uma pesquisa fundamentada na obra do ativista cultural, professor e artista plástico catarinense Franklin Cascaes (1908 -1993), um dos mais importantes pesquisadores da cultura açoriana no país.

Além da banda Tribuzana, a Estação TV fará locações na Festa do Divino, na Penha e entrevistas com diversas personagens de forma a retratar a influência açoriana na gastronomia, economia e cultura do litoral de Santa Catarina.

SAIBA MAIS

A Tribuzana surgiu na cidade de Itajaí em 2004 e desde então vem atuando e divulgando sua música em diversas cidades o Estado, levando elementos como a mistura melódico-percussiva e um texto contundente, alicerçado na cultura popular do litoral catarinense.

As oficinas de MPB do Festival de Música de Itajaí serviram como ponto de fusão dos músicos: Chico Preto (percussão e voz), Mário Jr . (bateria e voz), Nando Bittencourt (contra baixo) e André Carlos (Guitarra e violões).

O resultado deste encontro são dois álbuns: "Debaixo das Saias de Catarina" (2006) e "O Balaio das Idéias" (2008). A banda apresenta um rock-percussivo, com forte destaque na linguagem rítmica, suingados grooves de contrabaixo que se misturaram às guitarras contemporâneas. Essa mistura chamou a atenção do Mestre de Percussão Dinho Gonçalves, que junto aos músicos Mário Jr e Chico Preto, desenvolveu um ritmo próprio batizado de Água-pé-açú.

A Tribuzana vem se apresentando em diversas cidades do Estado, com destaque para as participações no 8º Festival de Música de Itajaí, realizando a abertura do show de Ed Motta; a elogiada participação no Projeto 12h30 da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis; na Hora da Arte em Itajaí (SC); Palco de Areia de Bombinhas (SC), que reuniu mais de 1,5 mil; a participação na Festa do Marisco em Bombinhas (SC); lançamento do primeiro CD no Teatro Municipal de Itajaí que teve os ingressos esgotados; participação especial no 1º Festival Porto da Música e Noites Culturais de Balneário Camboriú. Em 2009 a Tribuzana foi uma das bandas selecionadas para o Panorama SESC de Música 2009, realizado no SESC da Prainha, em Florianópolis. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS